(Blog do Jordan, em 12/09/2023)
“O descaso é aparente por toda parte, disseram que fecharam o lixão de Patos, mas apenas transferiram o lixo para São José do Bonfim, é lá onde está sendo contaminada a terra com o lixo recolhido na cidade de Patos”, afirmou o Sargento Patrian nas redes sociais.
Os parlamentares ainda afirmam que houve a tentativa de impedir que eles entrassem no local para averiguar as possíveis irregularidades, além de acusarem do funcionamento ilegal sem a devida documentação que autorize o uso do terreno para a finalidade.
“Após a tentativa falha de tentarem barrar a minha entrada no local para fiscalizar, veio a tona o motivo, pois além do total descaso. segundo algumas informações o transbordo está funcionando de forma irregular, pois não tem a documentação que aprovaria o seu funcionamento, ou seja, lá só é um terreno comum que está sendo depositado o lixo de Patos-PB e que está causando danos ao meio ambiente. Vou em busca das autoridades competentes para analisar esse descaso e que se necessário tomar as medidas cabíveis”, concluiu Sargento Patrian.
Os vereadores acusam a gestão da Prefeitura de Patos de apenas transferir um problema para um outro local irregular, sem uma solução de fato.
O Blog do Jordan Bezerra procurou a assessoria da Prefeitura de Patos para responder às acusações dos vereadores, mas até o fechamento dessa matéria não obteve resposta. O espaço permanece aberto para esclarecimentos .
Comentário nosso
Realmente escandaloso este tratamento dado ao lixo produzido na cidade de Patos. Este transbordo seria justificado se a empresa que transporta o nosso lixo tivesse carretas de granéis de grande porte onde os carros cucas que levam o lixo de Patos despejassem o lixo diretamente nas carregadas, sem despejá-los no chão. Isto baratearia o transporte para a empresa que se encarrega do transporte, pois uma carreta só viajaria com o conteudo de dez doze cucas. Outra questão. Como a Prefeitura de Patos está remunerando este transporte do seu lixo? Por volume (tantos metros cúbicos) ou por tonelagem (quantas toneladas). Onde é feita a medição ou pesagem? Quem viscaliza a quantidade de lixo transportada? (LGLM)