Governo estadual propõe aumento na alíquota de ICMS na Paraíba (com comentário nosso)

By | 26/09/2023 12:06 pm

(Paraíba Online, em 26/09/2023)

Foto: Ascom

Foto: Arquivo/Ascom

Começou a tramitar na Assembleia Legislativa da Paraíba uma mensagem remetida pelo governo estadual (medida provisória) que modifica a alíquota de ICMS a partir do exercício de 2024.

Conforme a proposta, subirá de 18% para 20% a alíquota do tributo estadual incidente sobre os serviços de energia elétrica, telecomunicações, bem como sobre a venda de combustíveis.

Na MP enviada ao Poder Executivo, o governador João Azevêdo (PSB) argumenta que a alteração visa à implementação no Estado de uma medida deliberada no final do ano passado pelo Confaz – Conselho Nacional de Política Fazendária, composto pelos secretários de Finanças de todos os estados.

Comentário nosso

Governo que aumenta impostos mostra que não foi capaz de administrar com a arrecadação que estava recolhendo. Para a queda do FPM se faz necessária a queima de gorduras, com dispensa de servidores contratados e comissionados desnecessário. O que estão fazendo vários prefeitos. Assim fazem os bons administradores. A justificativa para o aumento é esfarrapada. Se o CONFAZ decidiu este aumento no fim do ano, por que só agora o governador da Paraíba veio propor o aumento nos impostos sobre eletricidade, telecomunicações e combustívei. E a Assembléia subserviente certamente vai aprovar. Por que não aumentou antes?  (LGLM)

 

Comentário

Category: Blog

About Luiz Gonzaga Lima de Morais

Formado em Jornalismo pelo Universidade Católica de Pernambuco, em 1978, e em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco, em 1989. Faz radiojornalismo desde março de 1980, com um programa semanal na Rádio Espinharas FM 97.9 MHz (antiga AM 1400 KHz), na cidade de Patos (PB), a REVISTA DA SEMANA. Manteve, de 2015 a 2017, na TV Sol, canal fechado de televisão na cidade de Patos, que faz parte do conteúdo da televisão por assinatura da Sol TV, o SALA DE CONVERSA, um programa de entrevistas e debates. As entrevistas podem ser vistas no site www.revistadasemana.com, menu SALA DE CONVERSA. Bancário aposentado do Banco do Brasil e Auditor Fiscal do Trabalho aposentado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *