Em material distribuído à imprensa, o vereador Josmá Oliveira denunciou supostos atrasos nos salários dos profissionais da enfermagem do município de Patos. Veja abaixo o texto enviado pela assessoria:
“Além de não terem recebido o piso nacional, os profissionais de enfermagem de Patos estão com seus salários atrasados, ficando apenas nas promessas do prefeito Nabor Wanderley e do Secretário de Saúde da prefeitura”.
A declaração parte do vereador Josmá Oliveira, depois de ter sido procurado por profissionais da área, que expuseram a situação atual por que passam no setor de enfermagem de Patos, na questão de pagamento de vencimentos, um dilema que já há bastante tempo os atormenta. E Josmá complementa:
“Estamos determinados a procurar o TCE e Ministério Público Estadual, caso não haja uma solução de imediato. Isso é brincar de ser mau, com uma classe que vive diuturnamente para a prática do bem, com o risco permanente da própria vida.
E agora vejam, depois de manobras e mais manobras, quando pensamos que tudo estava resolvido, eis que, para não fugir à regra, o prefeito e seu auxiliar protelam o pagamento do salário, desses agentes da saúde, como se o dinheiro fosse deles e como se esses profissionais não tivessem necessidades, não precisassem suprir sua mesa, pagar suas contas, vivendo exclusivamente para o seu trabalho e para o seu lar.
É difícil acreditar que isso está ocorrendo em nossa cidade, mas, em se tratando de Nabor Wanderley, não se poderia esperar melhor atitude!”
O blog da Revista da Semana entrou em contato, via WhatsApp, no início da noite desta quarta-feira, com o Secretário de Saúde do município, perguntando: É verdade que a enfermagem está com salários atrasados?. De quanto tempo é o atraso e por quê?
Leônidas Medeiros respondeu a nossa indagação sobre o assunto:
“Boa noite senhor Luiz Gonzaga. Olha não se trata de atraso de salário porque a legislação brasileira estabelece que o prazo de pagamento de salário é até o quinto dia útil do subsequente. Não tem a ver com isso. O que acontece até porque a gestão de Nabor Wanderlyi desde 2021 antecipa o pagamento de todos os servidores da saúde para dentro do mês trabalhado, mesmo só recebendo esses recursos da saúde após o mês trabalhado. O que acontece é que neste pagamento do piso nós não sabíamos quanto era o valor do retroativo. A tabela com esse retroativo só foi publicada no final de semana e os valores relativos a esse pagamento retroativo chegaram no município ontem. E para fazermos a folha são mais de trezentos, são trezentos e dezesseis servidores. Demanda tempo e nós temos que fazer o desse retroativo aqui. Mandamos a remessa ontem, o banco devolveu a remessa porque ela tinha sido feita após as quinze horas e nove minutos. Quando foi hoje fomos fazer a nova remessa o sistema estava fazendo uma sincronização e uma atualização mas amanhã logo cedo ele estará na conta dos enfermeiros. Mas repetindo, não se trata de atraso de salário. Se houve atraso foi o Ministério, no repasse dos valores que só ontem, terça-feira chegaram no município. Mas a folha deles já está pronta e amanhã será devidamente paga.”
Resposta do secretário:
Secretário de Saúde, Leônidas Medeiros