Em Patos, Agentes de Trânsito solicitam o adicional de periculosidade de 30% sobre o salário (com comentário nosso)

By | 06/10/2023 4:12 pm

 O Sindicato dos Agentes de Trânsito de Patos (SINATRAN) apresentou requerimento coletivo da categoria solicitando à Superintendência de Trânsito e Transporte de Patos (STTRANS) o pagamento de adicional de periculosidade […]

facebook sharing button
whatsapp sharing button

O Sindicato dos Agentes de Trânsito de Patos (SINATRAN) apresentou requerimento coletivo da categoria solicitando à Superintendência de Trânsito e Transporte de Patos (STTRANS) o pagamento de adicional de periculosidade de 30% sobre o salário.

A categoria se apoia na decisão do presidente Lula que sancionou a Lei 14.684, de 2023, alterando a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) para estabelecer a atividade dos Agentes de Trânsito como perigosa. Agora o sindicato cobra do superintendente da STtrans o cumprimento do direito social previsto na Constituição Federal do pagamento do adicional de periculosidade, considerando que o estatuto do servidor do município de Patos recepciona a legislação trabalhista, mas não permitindo acumular com o adicional de insalubridade.

Para o presidente do SINATRAN, Cícero Almeida, o pagamento do adicional de periculosidade na folha do mês de outubro é o mínimo que se espera da gestão para com os profissionais da fiscalização de trânsito. “Trabalhamos sob grande risco ainda mais agora com o aumento das atribuições, a exemplo da aplicação da lei seca”, destacou Cícero.

O presidente da Associação Nacional dos Agentes de Trânsito do Brasil (AGT/BRASIL), Antonio Coelho, esteve presente na reunião e reforçou de que o direito é de imediato e não precisa de regulamentação local.

Comentário nosso

Mais do que justo o pleito dos agentes de trânsito. A Lei 14.684/2023 estabeleceu a atividade deles como perigosa e com isso os agentes de trânsito passam a fazer jus ao adicional de periculosidade que é de 30% sobre os vencimentos básicos do trabalhador. Como a lei foi sancionada no final de setembro/2023, os agentes de trânsito devem começar a recebê-lo no contracheque de outubro.  (LGLM)

 

Comentário

Category: Locais

About Luiz Gonzaga Lima de Morais

Formado em Jornalismo pelo Universidade Católica de Pernambuco, em 1978, e em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco, em 1989. Faz radiojornalismo desde março de 1980, com um programa semanal na Rádio Espinharas FM 97.9 MHz (antiga AM 1400 KHz), na cidade de Patos (PB), a REVISTA DA SEMANA. Manteve, de 2015 a 2017, na TV Sol, canal fechado de televisão na cidade de Patos, que faz parte do conteúdo da televisão por assinatura da Sol TV, o SALA DE CONVERSA, um programa de entrevistas e debates. As entrevistas podem ser vistas no site www.revistadasemana.com, menu SALA DE CONVERSA. Bancário aposentado do Banco do Brasil e Auditor Fiscal do Trabalho aposentado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *