(Portal 40 Graus com Assessoria, em 06/10/2023)
A Câmara Municipal de Patos-PB aprovou na Sessão Ordinária desta quinta-feira (05), em 2ª e última votação, o Projeto de Lei Nº 032/2023 de autoria do Poder Executivo Municipal, que denomina de Lagoa dos Patos uma Avenida aberta em um trecho localizado às margens do Rio Espinharas, ligando a Rua Felipe Camarão, nas proximidades da Escola Cidadã Integral Monsenhor Manoel Vieira, à Rua João Olinto, no Bairro Brasília, Centro.
De acordo com o projeto estrutural, a Avenida tem uma extensão de 600 metros de comprimento por 20 de largura e foi pensando com o objetivo de desafogar o trânsito no Centro, principalmente de veículos pesados que entram na cidade pela Zona Sul. Aberta oficialmente no dia 09 de dezembro de 2022 de forma provisória, o projeto original divulgado pela Secretaria de Infraestrutura do município consta a pavimentação em asfalto, calçada, ciclofaixa, estacionamento e iluminação.
Votação
A matéria foi aprovada por unanimidade em 1ª e 2ª votação, nos dias 03 e 05 de outubro, respectivamente. Durante o período de discussão, os vereadores Josmá Oliveira (Patriotas), Zé Gonçalves (PT), Ítalo Gomes (Republicanos) e Jamerson Ferreira (Podemos), fizeram ponderações.
“A denominação de ruas também é prerrogativa do Executivo e a gente sempre vai contribuir com isso. Votarei favorável, mas espero que o prefeito conclua essa obra tão importante para a mobilidade urbana de Patos”, ressaltou Oliveira.
Já o vereador Zé Gonçalves cobrou do Chefe do Executivo o envio à câmara do projeto original, para que os vereadores possam conhecer melhor sua estrutura. “Não basta somente a denominação. A pavimentação do trecho, por exemplo, precisa ser feita urgentemente, assim como a iluminação pública. Soube, inclusive, que as pessoas que passam pelo local a noite estão sendo assaltadas”, apontou o edil.
“A pavimentação em asfalto será feita pelo governo do estado e acredito que nos próximos dias isso deve acontecer, quando concluída a licitação. Mas, o objetivo da Avenida, que foi de desafogar o trânsito no Centro, já foi alcançado”, apontou Ítalo Gomes.
“Por ocasião do evento de sorteio de prêmios do IPTU, eu procurei o prefeito e lhe fiz ver à necessidade de oficializar a denominação dessa Avenida o quanto antes”, revelou Ferreira, alertando o Chefe do Executivo para a necessidade de apresentação de documentos comprobatórios de sua localização, quando da firmação de convênios entre o município e estado para complementação da obra.
A matéria segue para sanção do Chefe do Executivo, prefeito Nabor Wanderley (Republicanos).
Comentário do programa
Apesar do nome pomposo a avenida é pouco mais do que uma estrada carroçável. Esperamos que demorem menos para pavimenta-la do que tem demorado para concluir o Teatro Municipal. (LGLM)