(Jozivan Antero, no Polêmica Patos, em 19/10/2023)
A família da senhora Maria de Fátima Ferreira, mais conhecida por Dona Céu, 68 anos, tem enfrentado uma dura batalha desde que recebeu ordem judicial de despejo para desocupar o imóvel onde reside há mais de 70 anos. A residência está localizada em uma área pública na Rua Duque de Caxias, centro de Patos.
Desde a determinação judicial, a família aguarda um desfecho e a Prefeitura Municipal de Patos, na gestão do prefeito Nabor Wanderley, fez a doação de outro imóvel, porém, a casa que seria destinada para a família de Dona Céu foi invadida e se aguarda outra decisão judicial para resolver o impasse.
Na manhã desta quarta-feira, dia 18 de outubro, a reportagem do Polêmica conversou com Dona Céu sobre os problemas enfrentados na localidade e a expectativa para que se resolva os trâmites judiciais e burocráticos para a desocupação do imóvel.
Dona Céu se queixou da Secretaria de Infraestrutura do Município de Patos diante de obras de terraplanagem e aterro nas imediações da residência. A idosa disse que um funcionário da secretaria, identificado por Taioca, está aterrando um trecho e pode causar mais problemas no período chuvoso ao obstruir um bueiro da linha férrea.
A poeira na residência é constante e Dona Céu relatou que está esperando ações da prefeitura e da justiça para sair da residência. Ela disse que espera empenho do setor jurídico da prefeitura para sensibilizar a juíza que está com o processo.
OUÇA entrevista com Dona Céu:
Comentário nosso
Infelizmente falta sensibilidade das autoridades para resolver o problema. Se a Prefeitura tivesse interesse, poderia conseguir que a Justiça agilizasse a solução do problema. Mas com o desinteresse de uma e outra, o problema continua se arrastando. A obra que depende da retirada da casa de dona Céu, não anda, e dona Céu continua a viver em péssimas condições de salubridade. (LGLM)