Fazenda Tamanduá é premiada em diversas categorias na 61ª Festa do Boi em Parnamirim-RN

By | 19/10/2023 10:13 am

(Blog de Marcelo Negreiros, em 19/10/2023)

A Fazenda Tamanduá, localizada no município de Santa Terezinha-PB, brilhou na 61ª Festa do Boi, um evento icônico realizado no Parque Aristófanes Fernandes em Parnamirim-RN. Durante os oito dias de festa, esta fazenda apresentou raças de alta qualidade que impressionaram a todos os presentes.

Os Pardos Suíços na Fazenda Tamanduá

A Estrela da Fazenda

O Pardo Suíço é a grande atração da Fazenda Tamanduá, conhecida por sua resistência e qualidade. Essa raça de gado é uma das mais importantes para a economia agrícola e pecuária do Brasil, e a Fazenda Tamanduá tem se dedicado a criar exemplares de excelência.

Durante a 61ª Festa do Boi, um evento icônico realizado no Parque Aristófanes Fernandes em Parnamirim-RN, os Pardos Suíços da Fazenda Tamanduá foram destaque. Esses animais foram exibidos com orgulho e conquistaram prêmios de prestígio.

Um dos momentos mais emocionantes da exposição foi quando o Pardo Suíço da Fazenda Tamanduá foi coroado como o “Melhor Exemplar”. Esse prêmio é um testemunho do cuidado e dedicação investidos pela fazenda em seus animais. Além disso, a Fazenda Tamanduá também foi reconhecida pela qualidade genética de seus Pardos Suíços.

Representando a região do Sertão da Paraíba com orgulho, a Fazenda Tamanduá se destacou como uma das melhores na competição acirrada da Festa do Boi, que contou com a participação de fazendas de todo o país.

Desde 1977 a Fazenda Tamanduá cria e seleciona a raça Parda Suíça, também chamada de “Schwytz” no Brasil. Hoje, a raça Parda é a segunda raça mais leiteira em quantidade no mundo.

Particularmente bem adaptada ao clima brasileiro, principalmente pela sua pele de cor uniforme (como a maioria das raças zebuínas), ele não tem problemas de fotossensibilidade, suportando as radiações de ultravioleta.

A sua maturidade sexual precoce (média do primeiro parto no Brasil com 30 meses), rusticidade que permite um regime alimentar simples, fecundidade (um bezerro por vaca e por ano), longevidade (de 5 a 6 crias num ciclo de vida), resistência natural a mamites, membros e pés sólidos, facilidade na hora de dar cria, aguentando o estresse térmico, são características que ajudaram a Fazenda Tamanduá a escolher esta raça e começar a partir de 1977 a sua seleção.

Raça rústica inicialmente de tripla aptidão (leite, corte, tração) originária da Suíça, é uma das raças taurinas das mais antigas do mundo cuja seleção se orientou cada dia mais na direção do leite. Introduzida no Brasil no início do século XX, a vaca Parda Suíça oferece hoje uma média de 22 kg/dia. O seu leite de alto teor de proteína, (dois pontos a mais do que a Holstein), é muito indicado para a produção de queijo.

Depois do abandono da produção do queijo na nossa unidade com SIF no primeiro semestre de 2020, a nossa meta é de trabalhar, com o apoio e orientação da Associação Brasileira de Criadores de Gado Pardo Suíço, ABCGPS, na consolidação da linhagem e genética que criamos no decorrer destes 43 anos.

O nosso objetivo agora é vender animais da Fazenda Tamanduá, PO, PC e mestiços, machos e fêmeas, de alta qualidade para os amigos criadores, que apostam nesta raça e seleção excepcionalmente bem aclimatada e podem ver “in loco” esta realidade.

Exposição e Reconhecimento

Durante a Festa do Boi, os Pardos Suíços da Fazenda Tamanduá foram o centro das atenções. Eles foram exibidos com orgulho, e o resultado não poderia ser mais gratificante.

Agradecimento Especial

A equipe da Fazenda Tamanduá gostaria de expressar sua profunda gratidão a todos os membros e apoiadores que contribuíram para essa conquista. Este sucesso não teria sido possível sem o esforço conjunto de todos os envolvidos.

A Fazenda Tamanduá deixou sua marca na 61ª Festa do Boi, conquistando prêmios de prestígio e demonstrando o compromisso com a criação de Pardos Suíços de alta qualidade. Este evento foi um lembrete da importância da indústria agropecuária e do talento existente em Parnamirim-RN.

A qualidade genética, o reconhecimento nacional e o agradecimento aos colaboradores fazem deste um momento memorável para a Fazenda Tamanduá. Parabéns a todos os envolvidos!

Comentário nosso

O empresário francês abrasileirado, Pierre Landolt, apaixonou-se pela nossa região, e hoje prova que o semi-árido é viável, desde que se invista com responsabilidade. A Fazenda Tamanduá que tem como base a antiga Fazenda Conceição de Hardman Cavalcanti, se constitui hoje de uma das melhores fazendas do Nordeste, principalmente com a criação de gado e a produção de frutas, hoje destinadas ao mercado internacional. Ganhou também renome nacional como campo de pesquisa, principalmennte, com a produção da espirulina. Parabéns mais uma vez, a Fazenda Tamanduá, pelo seu protagonismo como criador e difusou da raça bovina pardo suiça.  (LGLM)

Comentário

Category: Locais

About Luiz Gonzaga Lima de Morais

Formado em Jornalismo pelo Universidade Católica de Pernambuco, em 1978, e em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco, em 1989. Faz radiojornalismo desde março de 1980, com um programa semanal na Rádio Espinharas FM 97.9 MHz (antiga AM 1400 KHz), na cidade de Patos (PB), a REVISTA DA SEMANA. Manteve, de 2015 a 2017, na TV Sol, canal fechado de televisão na cidade de Patos, que faz parte do conteúdo da televisão por assinatura da Sol TV, o SALA DE CONVERSA, um programa de entrevistas e debates. As entrevistas podem ser vistas no site www.revistadasemana.com, menu SALA DE CONVERSA. Bancário aposentado do Banco do Brasil e Auditor Fiscal do Trabalho aposentado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *