(Blog do Jordan, em 27/10/2023)
A deputada estadual Francisca Motta (Republicanos) comentou em suas redes sociais que vai solicitar à AESA o fechamento da comporta do Açude Capoeira, que vem derramando água há vários dias, mesmo o manancial registrando grande queda na quantidade de água represada. O pedido segue uma splicitação da Câmara de Vereadores de Santa Terezinha, que já vinha insistindo junto à AESA sobre o fechamento da comporta.
Apesar de o açude não ter recebido recarga no inverno, a AESA autorizou que a comporta fosse aberta para lançar água, sob o argumento de que as comunidades ribeirinhas precisam de água para os animais e para as plantações.
Sobre isso, a deputada disse que solicitar formalmente o fechamento da comporta, para que acabe o desperdício.
“No Sertão não podemos perder água! É por isso que o nosso mandato atende o pedido da Câmara de Vereadores da cidade de Santa Teresinha, reivindicando a AESA o fechamento imediato, das comportas do Açude Capoeira, para que mais água fique retida no manancial, que é essencial para população. Em audiência hoje (26), com o secretário de Infraestrutura e Recursos Hídricos, Deusdete Queiroga, nos foi assegurado que uma equipe da AESA irá fazer uma vistoria, para solucionar o problema local. O trabalho segue firme”, comunicou a deputado e suas redes sociais.
Comentário nosso
Vamos ver se Francisca Motta tem prestígio para conseguir o fechamento das comportas de Capoeiras ou se está fazendo jogo de cena. Diz que vai, mas não vai, para não melindrar os fazendeiros beneficiados pelo desperdício da água de Capoeiras. (LGLM)