De olho em 2024, Cabo Gilberto pede a Valdemar para ser expulso do PL (com comentário nosso)

By | 30/10/2023 3:35 pm

Para além da aproximação de uma ala do PL com o governo Lula, no Congresso Nacional, o Cabo Gilberto colocou na conta da situação insuportável com o diretório estadual do partido na Paraíba, conduzido pelo deputado Wellington Roberto.

(Blog Conversa Política, no Jornal da Paraíba, em 30/10/2023)
Foto: Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados

Em processo de articulação política para as Eleições 2024, o deputado cabo Gilberto (PL) pediu formalmente ao presidente nacional do PL, Valdemar da Costa Neto, para ser expulso do partido. Este é a única forma de um parlamentar, no meio do mandato, se desfilar sem risco de cassação por infidelidade partidária.

A estratégia é estar apto para ser o candidato do ‘triunvirato’, formado em aliança com o deputado Wallber Virgolino e o comunicador Nilvan Ferreira, em confronto ao nome do ex-ministro Marcelo Queiroga, já eleito como pré-candidato do PL à prefeitura de João Pessoa por Valdemar e Bolsonaro. O nome do grupo deve ser anunciado na próxima segunda-feira (6).

“Pedi ao presidente (Valdemar) para ser expulso do PL. Vamos aguardar a definição do Ricardo Salles (deputado federal por São Paulo), a quem estou muito alinhado, mas também estamos avaliando outros partidos”, afirmou Gilberto, em reportagem do Jornal O Globo, desta segunda-feira (30).

Para além da aproximação de uma ala do PL com o governo Lula, no Congresso Nacional, o Cabo Gilberto colocou na conta da situação insuportável com o diretório estadual do partido na Paraíba, conduzido pelo deputado Wellington Roberto.

À CBN Paraíba, Cabo Gilberto acusou o presidente do PL da Paraíba de traição, ao se aliar com o governador João Azevêdo (PSB), que é seu opositor político. “Estávamos denunciando há bastante tempo e se concretizou toda a sabotagem que foi feita com a chapa proporcional, com a direita da Paraíba, com os conservadores, nas eleições 2022. Comprovado e quem provou foi a executiva estadual oficializando apoio ao governador. Nossa situação ficou bastante difícil”, comentou.

Ainda segundo o Cabo Gilberto, ele pediu também que o deputado Walber Virgolino e outros filiados que estejam incomodados com a atual conjuntura possam sair. Walber confirmou à CBN que o pedido foi feito pelo colega. “Vamos aguardar a cena dos próximos capítulos”, disse Cabo.

Comentário nosso

O pedido do Cabo Gilberto para que seja expulso do PL confirma aquilo que dizíamos aqui há algum tempo sobre a impossibilidade de ele sair do partido para disputar a eleição para prefeito de João Pessoa.  A não ser que seja expulso previamente, ele não poderá mudar de partido a tempo de ser candidato, sob pena de ser expulso por infidelidade partidária depois de vencido o prazo para mudança partidária, já que a chamada janela partidária só beneficia em 2024, os atuais vereadores que queiram mudar de partido.  A situação é a mesma do deputado Walber Virgolino. Só uma expulsão, mais de seis meses antes das eleições poderia possibilitar sua filiação a um novo partido a tempo de disputar as próximas eleições.  Se saírem antes disso, o PL pode deixar para expulsá-los quando não houver mais tempo para se filiarem a novo partido a tempo de disputarem as eleições de 2024. (LGLM)

Comentário

Category: Blog

About Luiz Gonzaga Lima de Morais

Formado em Jornalismo pelo Universidade Católica de Pernambuco, em 1978, e em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco, em 1989. Faz radiojornalismo desde março de 1980, com um programa semanal na Rádio Espinharas FM 97.9 MHz (antiga AM 1400 KHz), na cidade de Patos (PB), a REVISTA DA SEMANA. Manteve, de 2015 a 2017, na TV Sol, canal fechado de televisão na cidade de Patos, que faz parte do conteúdo da televisão por assinatura da Sol TV, o SALA DE CONVERSA, um programa de entrevistas e debates. As entrevistas podem ser vistas no site www.revistadasemana.com, menu SALA DE CONVERSA. Bancário aposentado do Banco do Brasil e Auditor Fiscal do Trabalho aposentado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *