Jamerson Ferreira critica gasto milionário da prefeitura de Patos com decoração de Natal

By | 02/11/2023 9:56 am

(Blog do Jordan, com assessoria, em 01/11/2023)

 

Jamerson Ferreira critica gasto milionário da prefeitura de Patos com decoração de Natal

Em discurso na câmara municipal, Jamerson Ferreira defende que a compra do material seria mais econômica e sustentável do que a locação.

O vereador Jamerson Ferreira usou a tribuna da câmara municipal de Patos na última terça-feira (31) para manifestar sua indignação com o valor que a prefeitura pretende gastar com a locação de efeitos de Natal para a cidade. Segundo ele, a aquisição do material usado para a decoração natalina sairia mais barato e poderia ser reutilizado em outros anos.

De acordo com o aviso de licitação publicado no Diário Oficial do Tribunal de Contas do Estado e no Portal de Contas da cidade, a prefeitura de Patos pretende gastar R$ 1.399.135,19 com a decoração temática da cidade. O valor é considerado alto pelo vereador, que comparou com o orçamento de outros eventos realizados no mesmo período na cidade.

“É um absurdo esse gasto com locação de decoração de Natal. É um dinheiro que vai pelo ralo, que não fica na cidade, que não gera emprego, que não traz benefício nenhum para o povo. Enquanto isso, temos outras prioridades que vão ficando para trás”, lamentou o vereador.

Jamerson Ferreira sugeriu que a prefeitura fizesse uma decoração mais simples e econômica, usando a contribuição de iluminação pública que os moradores pagam todo mês. Ele também propôs que parte desse recurso fosse usado para substituir as lâmpadas convencionais por lâmpadas de led ou para comprar dois veículos para a manutenção da rede elétrica.

“Eu acho mais interessante fazer uma decoração econômica simples como sempre era feito e a sobra da contribuição de iluminação pública que o patoense paga todo mês, ser usada em substituição de lâmpadas em led ou na compra de dois veículos para a manutenção. Isso sim seria um investimento que traria retorno para a cidade, que melhoraria a qualidade de vida das pessoas, que economizaria energia e reduziria os custos”, disse o vereador.

A intenção da Prefeitura de Patos em gastar cerca de R$ 1,4 milhão vai na contramão do atual cenário econômico, onde 51% dos municípios brasileiros estão no vermelho devido a quedas na arrecadação, segundo estudo feito pela Confederação Nacional de Municípios (CNM).

Comentário nosso

É realmente um absurdo o que a Prefeitura de Patos gasta a cada ano com ornamentação natalina.  É a velha história das licitações feitas para alguém lucrar com uma volumosa comissão. Qualquer dona de casa, ornamenta sua casa no período natalino, usando uma economia doméstica básica, guardando o material de ornamentação de uma ano para outro. O milhão de reais que a Prefeitura de Patos gastou o ano passado com a iluminação natalina, poderia ter gasto quinhentos mil reais de material e feito a ornamentação com os próprios funcionários. Este material que não é descartável, seria usado este ano, também pelos funcionários da prefeitura. É muito provável que a empresa que ganhou a licitação do ano passado, ganhe a deste ano e utilize o mesmo material que usou o ano passado, aumentando assim o seu lucro e o lucro de quem teve esta idéia de a cada ano fazer uma licitação.  O vereador Jamerson Ferreira tem toda razão. O nosso dinheiro está sendo jogado fora. (LGLM)

 

 

Comentário

Comentário

Category: Locais

About Luiz Gonzaga Lima de Morais

Formado em Jornalismo pelo Universidade Católica de Pernambuco, em 1978, e em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco, em 1989. Faz radiojornalismo desde março de 1980, com um programa semanal na Rádio Espinharas FM 97.9 MHz (antiga AM 1400 KHz), na cidade de Patos (PB), a REVISTA DA SEMANA. Manteve, de 2015 a 2017, na TV Sol, canal fechado de televisão na cidade de Patos, que faz parte do conteúdo da televisão por assinatura da Sol TV, o SALA DE CONVERSA, um programa de entrevistas e debates. As entrevistas podem ser vistas no site www.revistadasemana.com, menu SALA DE CONVERSA. Bancário aposentado do Banco do Brasil e Auditor Fiscal do Trabalho aposentado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *