Professora Klítia Cimene comenta tema da redação do Enem 2023

By | 06/11/2023 3:38 pm

(Blog do Jordan, em  05/11/2023)

Professora Klítia Cimene comenta tema da redação do  Enem 2023; ouça

A prova do Enem 2023 teve sua primeira etapa realizada neste domingo, dia 5 de novembro, e o tema da redação foi divulgado, apresentando-se de maneira bastante interessante, sendo este: “Desafios para o Enfrentamento da Invisibilidade do Trabalho de Cuidado Realizado pela Mulher no Brasil”.

Baseado nisso, o Blog do Jordan Bezerra conversou na noite deste domingo com a professora especialista em redação Klítia Cimene, que deu detalhes sobre o tema e falou da importância de se tirar o assunto abordado da invisibilidade.

“A proposta de redação do Enem, além de se propor a avaliar os conhecimentos linguísticos e textuais dos estudantes, cumpre o significativo papel de promover debates. Esses debates não se limitam apenas entre os estudantes, mas abrangem toda a sociedade brasileira. Neste ano, como de costume, a temática proposta pelo Enem gira em torno dos “Desafios para o Enfrentamento da Invisibilidade do Trabalho de Cuidado Realizado pela Mulher no Brasil”. Esta temática compreende uma questão relacionada ao universo feminino que é socialmente invisibilizado. O trabalho doméstico e de cuidados, tradicionalmente executado por mulheres, não costuma ser contabilizado na economia formal, nem é devidamente respeitado. Isso contribui para a perpetuação da desigualdade de gênero no Brasil, em nossa sociedade capitalista. Surgem diversas questões relevantes: O que é considerado trabalho? Existe uma rede de apoio para essas mulheres? Existem políticas públicas voltadas para a valorização desse trabalho tão importante para a sociedade? As funções distintas entre os gêneros nesse cuidado são verdadeiramente compreendidas e respeitadas pela sociedade e pelos setores do Estado?”, expressou a professora.

Por fim, Klítia Cimene falou da importância de se ressaltar essa temática que é bastante presente no cotidiano da sociedade brasileira, porém ainda bastante invisibilizada.

“Todos esses aspectos fazem parte da discussão que o Enem propõe, proporcionando aos alunos a oportunidade de refletir sobre uma questão inegavelmente crucial para a sociedade. Mais de 60% dos cuidados mencionados na proposta, incluindo o cuidado com idosos, crianças e o bem-estar humano, são realizados por mulheres. Portanto, é fundamental que o que está invisível na sociedade seja trazido à tona, e a redação do Enem tem um papel cúmplice nesse processo em 2023”, declarou.

 

Comentário

Category: Blog

About Luiz Gonzaga Lima de Morais

Formado em Jornalismo pelo Universidade Católica de Pernambuco, em 1978, e em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco, em 1989. Faz radiojornalismo desde março de 1980, com um programa semanal na Rádio Espinharas FM 97.9 MHz (antiga AM 1400 KHz), na cidade de Patos (PB), a REVISTA DA SEMANA. Manteve, de 2015 a 2017, na TV Sol, canal fechado de televisão na cidade de Patos, que faz parte do conteúdo da televisão por assinatura da Sol TV, o SALA DE CONVERSA, um programa de entrevistas e debates. As entrevistas podem ser vistas no site www.revistadasemana.com, menu SALA DE CONVERSA. Bancário aposentado do Banco do Brasil e Auditor Fiscal do Trabalho aposentado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *