(Blog do Jordan, em 08/11/2023)
O Blog do Jordan Bezerra esteve hoje no centro cultural Amaury de Carvalho, em Patos, prestigiando um evento em face do dia do radialista, comemorado no dia 7 de novembro, uma roda de conversa que contou com a presença de jornalistas, historiadores e especialistas que discorreram sobre o tema, profissão, legado de grandes profissionais que passaram pela imprensa patoense, sobretudo pelo rádio.
Grandes nomes da comunicação, como Romildo Sousa e Damião Lucena, jornalista Misael Nóbrega, o decano da comunicação, Luiz Gonzaga Lima de Morais, que tem um programa há 43 anos e fará 60 anos de atuação no rádio. Eles contaram detalhes desses anos de trabalho, importância do rádio para o desnvolvimento da sociedade e os desafios de fazer comunicação nas décadas de 60 e 70, por exemplo.
“Uma noite muito agradável que trouxemos, principalmente para as gerações atuais de como o rádio evoluiu em Patos. Estou sempre pronto pra ajudar a cultivar a memória da nossa morada do sol”, falou Romildo Sousa.
Damião falou sobre a existência e permanência do rádio com sua audiência, ao afirmar que o meio vai persistir.
“No âmbito da comunicação Patos é até privilegiada, porque quando o rádio aqui chegou, chegou para todo o interior do estado da Paraíba, então durante muito tempo nós tínhamos apenas essa opção. Esse instrumento que eu considero mais importante da história que certamente perdurará por muitos anos ainda”, afirmou.
Gonzaga falou dos causos, disse que chegou a ser carregador, segurava escada, e fazia de tudo um pouco, pelo amor ao rádio.
“O rádio é o professor do cidadão de modo geral. O rádio tem essa importância porque consegue penetrar onde outros veículos não penetram. O rádio jamais vai morrer, porque ele é acessível a todas as idades e todos os níveis intelectuais, ele tem essa vantagem”, afirmou Gonzaga.
Grandes jornalistas prestigiaram o evento, que foi organizado pela Associação de Imprensa do Sertão da Paraíba – AISP, sob o comando da coordenadora de cultura, a jornalista Wânia Nóbrega, que idealizou o projeto, e do presidente Paulo Costa.
O evento trouxe exposição de aparelhos de rádio antigos, e detalhes da história de grandes comunicadores que passaram pelo rádio patoense, como Paulo Porto, Virgílio Trindade, Edleuson Franco, José Agusto Longo, Nestor Mundinho, Batista Leitão e outros, pessoas que contribuíram muito para o desenvolvimento do rádio.
“Foi uma noite memorável, ao lado de tantos profissionais do rádio, tivemos a oportunidade de ouvir boas histórias. Quero parabenizar Wânia pela iniciativa e dizer que esse evento foi o primeiro de muitos que virão”, comentou Paulo Costa.
Veja fotos abaixo:
Fotos