(Blog do Jordan, em 08/11/2023)
Durante o evento de homenagem aos profisisonais do rádio, realizado pela AIPS, na noite dessa terça-feira, dia 7 de novembro, a reportagem do Blog do Jordan Bezerra conversou com o radialista e grande comunicador patoense Luiz Gonzaga Lima de Morais, que há quase 60 anos está à frente do radiojornalismo patoense, como figura ilustre nessa história.
Inicialmente, a reportagem questionou a Gonzaga sobre a magia do rádio, que mesmo nos dias de hoje mantém as pessoas na audiência. Ele contou o segredo de o rádio não ter sido abandonado, mesmo com tantos meios de comunicação novos que surgiram.
“O rádio para mim, pessoalmente, é como se fosse uma cahcaça, é meu divertimento. Para o ano eu vou fazer 60 anos de rádio. Era apenas no fim de semana quando eu fazia a revista da semana, mas hoje eu mantenho um blog e isso está me ocupando atualmente. O rádio continua a ser aquela presença na vida das pessoas em todas as oportunidades. Você não leva uma televisão para o banheiro, mas leva um rádio. É uma presença permanente e constante na vida das pessoas”, afirmou o comunicador.
Segundo Gonzaga, vários novos meios de comunicação surgiram com o passar do tempo, mas o rádio se reinventou a cada dia e está inovado, sem perder as suas marcas primordiais. Para ele, o rádio é um grande companheiro do ouvinte, que não larga fácil.
“Ele continua sendo uma presença constante, que você leva para onde vai e escolhe o que quer ouvir. É um professor, que sempre nos ensina algo novo. Você se diverte escutando as músicas que gosta. Daí a importância do rádio na vida das pessoas, o motivo maior que se faz aos redialistas neste dia”, externou o comunidador.
Gonzaga falou também sobre grandes profissionais que foram colegas de trabalho e inspiração na carreira de trabalho no rádio. Para ele, foram grandes nomes que compartilharam experiências e ensinamentos. Gonzaga contou outros detalhes interessantes sobre sua vida profissional e pessoal.
Ouça a entrevista especial na íntegra abaixo: