Forró é reconhecido como manifestação da cultura nacional (comentário nosso)

By | 10/11/2023 10:52 am

(Vicente Conserva – 40 GRAUS    Quarta-Feira, 8 de Novembro de 2023)

 

O gênero musical forró foi reconhecido como manifestação da cultura nacional. O projeto de lei que já havia sido aprovado na Câmara dos Deputados e no Senado, foi sancionado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na terça-feira (07) e consta na edição desta quarta-feira (08) do Diário Oficial da União (DOU).

Segundo a nova lei, de nª 14.720, o forró é um dos mais autênticos gêneros musicais brasileiros. Nascido a partir da mistura de ritmos tradicionais da Região Nordeste como baião, xaxado, coco, arrasta-pé e xote, existe há cerca de sete décadas. Em 2021, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) declarou as matrizes tradicionais do forró como Patrimônio Cultural do Brasil.

Participaram da assinatura a ministra da Cultura, Margareth Menezes, o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, e o deputado federal Zé Neto (PT-BA), autor da proposta, e a senadora Teresa Leitão (PT-PE), que foi relatora do projeto no Senado. Na lei publicada hoje (08) também consta a assinatura do ministro da segurança pública, Flávio Dino (PSB).

| Veja detalhes:

Comentário nosso

Governo Lula fez uma justiça ao forró que é realmente a maior manifestação da cultura nordestina e uma das maiores nacionais. Pena, como lembrava o colega e compadre Aécio Nóbrega, esta semana no seu Acorda Sertão, na Espinharas FM, o forró esteja hoje desfigurado e não seja nem a imagem do ritmo construído, valorizado e divulgado por Luiz Gonzaga, Jackson do Pandeiro, Dominguinhos, Marinês, Pinto do Acordeon, Genival Lacerda e tantos outros músicos nordestinos. O verdadeiro forró pé de serra e suas vertentes tem sido abastardado pelos novos praticantes e desvalorizado pelos nossos governantes que prestigiam mais outros gêneros musicais do que a nossa música mais legítima. Os nossos São Joões não são mais aqueles! (LGLM)

 

Comentário

Category: Destaques

About Luiz Gonzaga Lima de Morais

Formado em Jornalismo pelo Universidade Católica de Pernambuco, em 1978, e em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco, em 1989. Faz radiojornalismo desde março de 1980, com um programa semanal na Rádio Espinharas FM 97.9 MHz (antiga AM 1400 KHz), na cidade de Patos (PB), a REVISTA DA SEMANA. Manteve, de 2015 a 2017, na TV Sol, canal fechado de televisão na cidade de Patos, que faz parte do conteúdo da televisão por assinatura da Sol TV, o SALA DE CONVERSA, um programa de entrevistas e debates. As entrevistas podem ser vistas no site www.revistadasemana.com, menu SALA DE CONVERSA. Bancário aposentado do Banco do Brasil e Auditor Fiscal do Trabalho aposentado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *