Governo reconhece território de comunidade quilombola na Paraíba

By | 21/11/2023 4:15 pm

O Governo Federal reconheceu como território quilombola a Comunidade Remanescente de Quilombo Pitombeira, localizada no município de Várzea, no Seridó paraibano.

Objetivo do museu é contar a história da população quilombola

O Governo Federal reconheceu como território quilombola a Comunidade Remanescente de Quilombo Pitombeira, localizada no município de Várzea, no Seridó paraibano.

A portaria, assinada pelo presidente do Incra, César Fernando Schiavon Aldrighi, foi publicada no Diário Oficial da União desta segunda-feira (20), Dia da Consciência Negra.

A área mede mais de 354 hectares e está localizada às margens da rodovia estadual Anísio Marinho (PB 233), que liga as sedes dos municípios de Várzea e Santa Luzia, na região do Seridó Ocidental da Paraíba.

Os limites e confrontações do território quilombola Pitombeira são: ao norte com as terras de Antônio Marcelino; a leste com a PB 233, Aterro Sanitário do município de Santa Luzia; ao sul com terras de Xixico e João de Bidu; a oeste com terras de Totonho e Efrain Moraes.

O Quilombo Pitombeira já foi certificado como remanescente de quilombo pela Fundação Cultural Palmares. De acordo com dados do IBGE, há 215 pessoas residindo lá, sendo 172 consideradas quilombolas.

Comentário

Comentário

Category: Blog

About Luiz Gonzaga Lima de Morais

Formado em Jornalismo pelo Universidade Católica de Pernambuco, em 1978, e em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco, em 1989. Faz radiojornalismo desde março de 1980, com um programa semanal na Rádio Espinharas FM 97.9 MHz (antiga AM 1400 KHz), na cidade de Patos (PB), a REVISTA DA SEMANA. Manteve, de 2015 a 2017, na TV Sol, canal fechado de televisão na cidade de Patos, que faz parte do conteúdo da televisão por assinatura da Sol TV, o SALA DE CONVERSA, um programa de entrevistas e debates. As entrevistas podem ser vistas no site www.revistadasemana.com, menu SALA DE CONVERSA. Bancário aposentado do Banco do Brasil e Auditor Fiscal do Trabalho aposentado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *