(Jozivan Antero, com ASCOM, no Polêmica Patos, 29/11/2023)
A Superintendência de Trânsito e Transportes Públicos (STtrans) de Patos, dentro do seu programa de capacitação profissional dos agentes, e no investimento em equipamentos de trabalho, já realizou um curso teórico e prático com a equipe da Lei Seca do Detran-PB, e nesta terça-feira, dia 28 de novembro, recebeu da Polícia Rodoviária Federal a doação de 3 etilômetros.
Os agentes da STTRANS também passarão por um treinamento ministrado pela PRF, para posteriormente dar início às fiscalizações da Lei Seca em nossa cidade.
O superintendente da STTRANS, Elucinaldo Laurindo, explicou que esse processo de fiscalização da Lei Seca por parte dos agentes de trânsito do município, se deu após a aprovação da Lei 14.544, que traz mudanças no CTB.
“Com a aprovação da Lei 14.599/23, que ampliou a atuação dos Agentes de Trânsito Municipais, proporcionando uma maior efetividade e segurança viária dos municípios. Pois antes as infrações que eram competência exclusiva do Estado ou da PRF, também são dos agentes de trânsito à nível de município”, disse o superintendente.
Elucinaldo ressaltou ainda que com a competência dessa fiscalização, a STTRANS realizará um trabalho mais eficaz de prevenção, coibindo a condução de veículos automotores sob o efeito de bebias alcoólicas, e consequentemente salvando vidas.
“Com a fiscalização nós vamos estar realizando um trabalho preventivo, salvando vidas. Esse é o objetivo, esse é o intuito, salvar vidas. Quando aumenta a fiscalização em especial coibir o uso de bebida alcoólica e volante, nós vamos estar salvando vidas na cidade de Patos”, disse Elucinaldo.
Comentário nosso
Talvez muita gente não esteja entendendo a “lição de moral” que a PRF deu na nossa STTRANS. Não me venham dizer que a STTRANS não tinha recursos que lhe permitissem adquirir os etilômetros. Seria interessante Elucinaldo mostrar o que está sendo feito com “o apurado” das multas. Diante do grande número de acidentes que tem acontecido, justamente pela “embriaguez ao volante”, há muito tempo que a STTRANS deveria ter implantado o uso intensivo do etilômetro em nossa cidade. Ou será que o prefeito teme perder votos por conta das multas que serão cobradas dos eleitores que dirigem embriagados? Ou será que Elucinaldo temia se desgastar com o prefeito, por conta de um maior número de multas, além das provocadas pela fiscalização eletrônica? Parabéns à PRF pela lição de moral que deu na STTRANS. Um tapa com mão enluvada! Vamos ver se dimunuem em Patos os acidentes de trânsito provocados pela embriguez ao volante. (LGLM)