(Por Vicente Conserva – Portal 40 Graus com Assessoria, 05/12/2023)
A Polícia Civil de Patos está investigando a atuação de facções criminosas na Capital do Sertão a partir da movimentação delas e seu modus operandi. Após o registro de mais um assassinato na cidade no último domingo (03), as forças policiais já têm consciência que houve um racha na facção Al-kaeda na cidade e as últimas ações de violência tem a ver com a briga de fações e luta pelo poder e território.
As duas prisões e uma apreensão de um menor no último domingo têm ligações com as investigações relacionadas, segundo revelou nesta segunda-feira (04), os delegados Alex Amorim e Rodrigo Monteiro, da Delegacia de Homicídios e Entorpecentes (DHE) de Patos, que relacionaram os últimos homicídios na região, por uma disputa entre facções criminosas.
A prisão preventiva expedida pela 1ª Vara da Comarca de Patos contra I.G.C, de 23 anos, ocorrida no domingo no Bairro Santo Antônio, é considerada peça-chave para polícia montar um quebra-cabeça sobre a atuação das facções já que ele tem envolvimento com outros crimes na cidade tendo sido preso já por duas vezes.
Ele é apontado como participante em uma série de homicídios que vinham assolando a comunidade patoense. De acordo com o delegado Edson Pedroza, os recentes assassinatos possuem conexões entre si, e um dos detidos estava diretamente envolvido nas mortes que vinham ocorrendo na região.
O jovem é considerado de altíssima periculosidade e conhecido por fazer parte de uma facção criminosa na cidade de Patos. Para polícia, o cumprimento do mandado de prisão reforça o compromisso das autoridades locais em combater ativamente organizações criminosas que ameaçam a segurança da comunidade.
A partir daí, a polícia montou um quebra-cabeça que deverá resultar em várias outras operações e prisões de envolvidos com o crime organizado na cidade, bem como o desmantelamento de facções que atuam em diversas frentes na Capital do Sertão. Para isso, prender peças-chave é fundamental para o sucesso de outras investigações.
Outro ponto chave para as investigações foi a morte do jovem Willians Kennedy da Silva, de 24 anos, ocorrida na manhã deste domingo (03) no bairro das Placas. Inicialmente, a DHE apreendeu em flagrante o adolescente G.N.N.S, de 16 anos, suspeito de participação no homicídio, e em ação continuada foi cumprido o mandado de prisão contra I.G.C, integrante da mesma facção criminosa.
O adolescente apreendido já era conhecido da polícia por suas ligações com os demais presos.
O Delegado Edson Pedrosa esclareceu que, embora não tenha sido apreendida nenhuma arma no momento da prisão, relatórios detalhados serão elaborados pela equipe. Segundo testemunhas no local, há indícios suficientes para solicitar a internação do adolescente.
Já o delegado Alex Amorim destacou que a ação deste domingo foi desencadeada após a prisão da última terça-feira (28) de um indivíduo envolvido com uma facção criminosa, ligado a um homicídio ocorrido em julho de 2022. A partir dessa prisão, a investigação se expandiu, revelando vínculos com outros dois casos de homicídios em investigação.
O delegado Rodrigo Monteiro, também da DHE de Patos, complementou as informações, ressaltando que as duas prisões e a apreensão de um adolescente, são todas ligadas aos crimes de homicídio, tráfico de drogas e associação criminosa.
GRUPO PRONTO PARA AGIR
Seguindo as investigações em parceria com a Polícia Civil, a Polícia Militar descobriu que um dos grupos criminosos que atua em Patos estava se preparando para agir contra outro grupo rival. A do 3° Esquadrão de ROTAM da Polícia Militar da Paraíba no início da tarde deste domingo (03), desarticulou o plano a partir da descoberta de um esconderijo utilizado como ponto de encontro e planejamento de criminosos no Bairro São Sebastião, na Zona Leste de Patos-PB.
Segundo informações do comando do 3° BPM e Comando Regional II, os meliantes estavam planejando e se preparando para a execução de seus desafetos, e a operação teve como objetivo neutralizar essas ações planejadas.
Ao receber novas informações, de imediato a guarnição Águia 13 se dirigiu ao endereço e se deparou com o local já abandonado pelos meliantes. Contudo, os suspeitos deixaram para trás uma vasta quantidade de material ilícito.