Reitor da Unifip, João Leuson, dá detalhes sobre expansão de cursos da Universidade para Afogados da Ingazeira e o Vale do Piancó

By | 05/12/2023 6:53 pm

 (Blog do Jordan, em 04/12/2023)

Reitor da Unifip, João Leuson, dá detalhes sobre expansão de cursos da Universidade para Afogados da Ingazeira e o Vale do Piancó; ouça

Afogados da Ingazeira, município do sertão pernambucano, vive um momento histórico de um futuro marcado pela excelência educacional e crescimento econômico. A Prefeitura municipal, em uma iniciativa visionária, formalizou uma parceria estratégica com a UNIFIP para a implementação de um curso de medicina na região, consolidando um feito histórico para a cidade.

A chegada do campus da UNIFIP representa um avanço significativo não apenas na área educacional, mas também como um impulso notável para a economia e a sociedade local. A parceria foi selada por meio da assinatura de um protocolo de intenções, solidificando o compromisso das instituições com o desenvolvimento da região.

Diante dessa importante notícia, o Blog do Jordan Bezerra conversou com exclusividade, na noite desta segunda-feira, dia 4 de dezembro, com o reitor da UNIFIP, João Leuson, conhecido como “o magnata da educação” pelos serviços prestados em diversos estados do Nordeste, que compartilhou detalhes sobre essa importante iniciativa.

Em suas palavras, o reitor explicou que a expansão para Afogados da Ingazeira faz parte de um chamamento público do Ministério da Saúde para áreas com déficit de profissionais de saúde. A UNIFIP escolheu estrategicamente duas cidades, Piancó e Afogados da Ingazeira, para participar desse processo de expansão, considerando a relevância geográfica e as oportunidades de impacto positivo na região.

“Esse processo de expansão é um chamamento público que está ocorrendo em todo o Brasil, pelo programa do Ministério da Saúde. Eles determinam áreas onde o índice de médicos não é compatível com a população, então oferecem essas áreas para instalar cursos de medicina. Vamos participar de um processo bastante restrito. Escolhemos duas cidades, entendemos que, devido à nossa situação geográfica, são importantes: Piancó, no Vale do Piancó, e Afogados da Ingazeira, no Vale do Pajeú. Já tivemos reuniões com os responsáveis e gestores de ambas as cidades, apresentando nossa proposta de expansão, o que queremos investir, o que pretendemos trazer de benefício, mão de obra e tudo o que uma faculdade de medicina e outros cursos implantados podem atrair para aquela região. Foi muito bem aceito, estamos com essa nova empreitada”, declarou.

Leuson ressaltou que a proposta já está em fase de protocolo no Ministério da Educação (MEC) e que o resultado será divulgado aproximadamente no meio de 2024. Se aprovado, o curso de medicina iniciará suas atividades em 2025, com investimentos planejados para infraestrutura e benefícios para a comunidade.

O reitor expressou otimismo em relação ao projeto e destacou o apoio dos gestores municipais nas reuniões realizadas, onde apresentaram toda a proposta de expansão, os investimentos planejados e os benefícios que a implantação do curso de medicina trará para a região.

 

 

Comentário

Category: Blog

About Luiz Gonzaga Lima de Morais

Formado em Jornalismo pelo Universidade Católica de Pernambuco, em 1978, e em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco, em 1989. Faz radiojornalismo desde março de 1980, com um programa semanal na Rádio Espinharas FM 97.9 MHz (antiga AM 1400 KHz), na cidade de Patos (PB), a REVISTA DA SEMANA. Manteve, de 2015 a 2017, na TV Sol, canal fechado de televisão na cidade de Patos, que faz parte do conteúdo da televisão por assinatura da Sol TV, o SALA DE CONVERSA, um programa de entrevistas e debates. As entrevistas podem ser vistas no site www.revistadasemana.com, menu SALA DE CONVERSA. Bancário aposentado do Banco do Brasil e Auditor Fiscal do Trabalho aposentado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *