(Blog do Jordan, em 04/12/2023)
A chegada do campus da UNIFIP representa um avanço significativo não apenas na área educacional, mas também como um impulso notável para a economia e a sociedade local. A parceria foi selada por meio da assinatura de um protocolo de intenções, solidificando o compromisso das instituições com o desenvolvimento da região.
Diante dessa importante notícia, o Blog do Jordan Bezerra conversou com exclusividade, na noite desta segunda-feira, dia 4 de dezembro, com o reitor da UNIFIP, João Leuson, conhecido como “o magnata da educação” pelos serviços prestados em diversos estados do Nordeste, que compartilhou detalhes sobre essa importante iniciativa.
Em suas palavras, o reitor explicou que a expansão para Afogados da Ingazeira faz parte de um chamamento público do Ministério da Saúde para áreas com déficit de profissionais de saúde. A UNIFIP escolheu estrategicamente duas cidades, Piancó e Afogados da Ingazeira, para participar desse processo de expansão, considerando a relevância geográfica e as oportunidades de impacto positivo na região.
“Esse processo de expansão é um chamamento público que está ocorrendo em todo o Brasil, pelo programa do Ministério da Saúde. Eles determinam áreas onde o índice de médicos não é compatível com a população, então oferecem essas áreas para instalar cursos de medicina. Vamos participar de um processo bastante restrito. Escolhemos duas cidades, entendemos que, devido à nossa situação geográfica, são importantes: Piancó, no Vale do Piancó, e Afogados da Ingazeira, no Vale do Pajeú. Já tivemos reuniões com os responsáveis e gestores de ambas as cidades, apresentando nossa proposta de expansão, o que queremos investir, o que pretendemos trazer de benefício, mão de obra e tudo o que uma faculdade de medicina e outros cursos implantados podem atrair para aquela região. Foi muito bem aceito, estamos com essa nova empreitada”, declarou.
Leuson ressaltou que a proposta já está em fase de protocolo no Ministério da Educação (MEC) e que o resultado será divulgado aproximadamente no meio de 2024. Se aprovado, o curso de medicina iniciará suas atividades em 2025, com investimentos planejados para infraestrutura e benefícios para a comunidade.
O reitor expressou otimismo em relação ao projeto e destacou o apoio dos gestores municipais nas reuniões realizadas, onde apresentaram toda a proposta de expansão, os investimentos planejados e os benefícios que a implantação do curso de medicina trará para a região.