Empresa é notificada por descarte irregular de lixo na estação de transbordo; Secretário de Administração comenta o caso. Ouça (com comentário nosso)

By | 06/12/2023 10:13 am

Em uma entrevista concedida a equipe de jornalismo da Rádio Espinharas nesta terça-feira (05), Francivaldo Dias, Secretário de Administração da Prefeitura de Patos, abordou a questão do acúmulo de lixo na estação de transbordo do município.

A Secretaria do Meio Ambiente de Patos recentemente constatou o acúmulo excessivo de resíduos na referida estação, levando à notificação da empresa responsável. Francivaldo Dias ressaltou a ausência de qualquer justificativa apresentada pela empresa para o ocorrido.

“Independente da razão apresentada, não podemos tolerar o acúmulo de lixo na estação de transbordo. A empresa tem a responsabilidade de retirar esse lixo de forma imediata”, disse o Secretário de Administração.

Ele destacou que a estação de transbordo não foi projetada para o descarte direto de resíduos, mas sim como um ponto transitório para a coleta de lixo, visando seu transporte posterior para os caminhões responsáveis pelo encaminhamento ao aterro sanitário.

Ouça mais detalhes abaixo:

Secretário de Administração da Prefeitura de Patos, Francivaldo Dias – Áudio: Wânia Nóbrega/Rádio Espinharas FM

Comentário nosso

O lixo recolhido em Patos é levado para estação de transbordo, onde deve ser repassado para as carretas que vão levá-lo para o aterro sanitário de destino. Com isto, a empresa contratada diminui os seus custos por que estas carretas podem levar o conteúdo de muitos caminhões cucas. Mas as carretas devem estar no local para receber o lixo diretamente dos cucas. Mesmo que os “cavalos” tenham ido deixar outras cargas no local de destino. Não tem sentido despejar o lixo na estação de transbordo, criando um lixão provisório que pode ficar no local até por vários dias. Se o contrato não prevê isso, foi mal redigido. Se prevê e não está sendo cumprido, é a nosso ver um caso de quebra de contrato que deve ser encerrado, por culpa da empresa contratada.  Esperamos que a administração municipal não fique só em notificações, sem uma sanção mais drástica pelo não cumprimento do contrato. (LGLM)

Comentário

Category: Locais

About Luiz Gonzaga Lima de Morais

Formado em Jornalismo pelo Universidade Católica de Pernambuco, em 1978, e em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco, em 1989. Faz radiojornalismo desde março de 1980, com um programa semanal na Rádio Espinharas FM 97.9 MHz (antiga AM 1400 KHz), na cidade de Patos (PB), a REVISTA DA SEMANA. Manteve, de 2015 a 2017, na TV Sol, canal fechado de televisão na cidade de Patos, que faz parte do conteúdo da televisão por assinatura da Sol TV, o SALA DE CONVERSA, um programa de entrevistas e debates. As entrevistas podem ser vistas no site www.revistadasemana.com, menu SALA DE CONVERSA. Bancário aposentado do Banco do Brasil e Auditor Fiscal do Trabalho aposentado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Iconic One Theme | Powered by Wordpress