A Secretaria de Saúde do Estado está recomendando uma nova dose da vacina bivalente contra a Covid 19 para pessoas com 60 anos ou mais e imunocomprometidos (pacientes com mecanismos de defesa – sistema imunológico – comprometidos) acima de 12 anos. O intervalo entre a última dose do imunizante deve ser de 6 meses e a vacina já está disponível para a população nas salas de vacinação municipais.
A medida segue a indicação nacional do Ministério da Saúde, em virtude do cenário epidemiológico do estado do Ceará, que vem enfrentando um aumento de casos devido a novas subvariantes da ômicron.
Na Paraíba, o cenário epidemiológico atual é estável, não apresentando aumento de casos da doença. Não há registro crescente de casos graves, que necessitem de internação ou de óbitos.
A taxa geral de positividade da Covid-19 no estado, da primeira semana de janeiro até o início de dezembro, é de 4,92%.
O secretário de Saúde do Estado, médico Jhony Bezerra, explica que as vacinas contra a Covid-19 estão disponíveis nos 223 municípios da Paraíba.
“Tomar essa nova dose da bivalente é muito fácil, a pessoa deve procurar uma unidade de saúde mais próxima da sua residência e levar a caderneta de vacinação para que o profissional de saúde possa avaliar se faz seis meses que ela tomou a última dose”, assinalou.
O grupo de maior risco e que exige cuidados redobrados corresponde a idosos e imunocomprometidos, que são as pessoas que vivem com HIV, que foram transplantadas, que estão em uso de imunossupressores, com doença renal crônica em hemodiálise, pacientes oncológicos que realizaram tratamento quimioterápico ou radioterápico nos últimos seis meses e pessoas com neoplasias hematológicas.
Comentário nosso
Vale ressaltar que não estamos em situação de emergência, mas o fato de terem apraecido casos de novas subvariantes da ômicron, no vizinho Estado do Ceará, é aconselhável que aquelas pessoas que fazem parte dos grupos de risco, entre os quais os idosos, se previvam e se faz mais de seis meses que tomaram a última dose da vacina procurem se vacinar. Como eu havia tomado, em março/2023, a última dose da vacina bivalente, aproveitei as facilidades em uma loja aqui na capital e tomei o reforço nesta quinta-feira, 07/12/2023. Como diz a sabedoria antiga, é melhor prevenir do que remediar. Vacina não mata ninguém. Com esta é a sexta dose da vacina da Covid que eu tomo. Sem nenhuma reação. E só tive a Covid uma vez e tão fraca que nem me acamei. (LGLM)