(Jozivan Antero – Polêmica Patos, em 07/12/2023)
A 3ª Copa Carreiro PPRN de Futsal teve início nesta quarta-feira, dia 06 de dezembro, no Presídio Procurador Romero Nóbrega, em Patos, e está inserida nos programas de ressocialização implementados na unidade prisional e que recebe apoio da Secretaria de Administração Penitenciária do Estado da Paraíba.
A atividade desportiva é realizada no pátio da unidade prisional e conta com a parceria da Indústria de Bolas, Chuteiras e Material Esportivo Carreiro LTDA, empresa genuinamente patoense que desenvolve ações socioeconômicas com a mão-de-obra dos apenados na costura de bolas.
Durante a atividade, que acontece durante dois dias, os times acabam movimentando de forma positiva toda a comunidade carcerária que tem quase 400 homens. As partidas obedecem todos os critérios oficiais e ocorrem em clima de tranquilidade nos últimos três anos.
Diante das altas temperaturas, as partidas têm início no período da manhã até às 10h00. A direção do presídio providenciou picolés e a alimentação é diferenciada durante o evento.
Para Charles Martins, diretor do presídio, a copa é muito satisfatória para as ações de ressocialização que têm dado resultados surpreendentes. A copa conta com 16 times e é considerado um dia diferente e que confraterniza toda a unidade prisional. A atividade conta com a presença de guarnições do 4º Batalhão do Bombeiro Militar (4º BBM).
Nitinho, da Indústria Carreiro, disse que a parceria entre os presídios está consolidada há quase 20 anos. A Carreiro fornece todo o material necessário para a copa de futsal, além de tintas para a quadra, redes das traves, bolas e outros apoios.
OUÇA entrevista com Charles Martins e Nitinho:
Charles Martins – Diretor do Romero Nóbrega
Nitinho Costa – da Indústria Carreiro