Dom Eraldo fala sobre ordenação do Diácono Permanente, Roberto, como Padre; ouça (com comentário nosso)

By | 13/12/2023 7:37 am

De acordo com Dom Eraldo, Diácono Roberto foi casado por muitos anos e atualmente encontra-se viúvo, fato que o fez solicitar a ordenação presbiteral para o exercício sacerdotal

De acordo com Dom Eraldo, Diácono Roberto foi casado por muitos anos e atualmente encontra-se viúvo, fato que o fez solicitar a ordenação presbiteral para o exercício sacerdotal, com o direito de assumir todas as funções eclesiásticas junto a igreja.

“Para ser diácono permanente, a Igreja pede que tenha uma vivência de no mínimo 5 anos. Uma vez viúvo esse diácono permanente pode solicitar da Igreja a ordenação presbiteral, porque a partir da viuvez ele não é mais casado, não há mais vínculo matrimonial e nenhum impedimento para a ordenação presbiteral. Ele solicitou, eu consultei a congregação parta o Clero em Roma, que me deixou libre e eu dei a positiva”, explicou Dom Eraldo.

O pastor diocesano disse que o novo padre não terá nenhuma diferença de atributos em relação aos demais sacerdotes, nas suas responsabilidades perante a igreja por conta de seu histórico de vida conjugal e religioso, e que será colocado aproveitado em suas funções pastorais administrativas de agora em diante, para exercer o seu ministério.

Padre Roberto está realizando uma fase de complementação de estudos e preparação espiritual para o exercício de suas funções pastorais e administrativas. Ouça as palavras de Dom Eraldo:

 

Bispo Dom Eraldo – Áudio: Higo de Figueriêdo/Rádio Espinharas FM

Comentário nosso

Patos já teve, cerca de um século atrás, um caso desses. O Padre Belizário, bisavô dos Drs. Duílio, Cadmo e Stênio Wanderley, ordenou-se padre depois de enviuvar. Hoje é mais comum a via contrária, padres deixarem o sacerdócio para se casarem. (LGLM)

Comentário

Category: Locais

About Luiz Gonzaga Lima de Morais

Formado em Jornalismo pelo Universidade Católica de Pernambuco, em 1978, e em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco, em 1989. Faz radiojornalismo desde março de 1980, com um programa semanal na Rádio Espinharas FM 97.9 MHz (antiga AM 1400 KHz), na cidade de Patos (PB), a REVISTA DA SEMANA. Manteve, de 2015 a 2017, na TV Sol, canal fechado de televisão na cidade de Patos, que faz parte do conteúdo da televisão por assinatura da Sol TV, o SALA DE CONVERSA, um programa de entrevistas e debates. As entrevistas podem ser vistas no site www.revistadasemana.com, menu SALA DE CONVERSA. Bancário aposentado do Banco do Brasil e Auditor Fiscal do Trabalho aposentado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Iconic One Theme | Powered by Wordpress