(Blog do Jordan, em 19/12/2023)
Nos últimos meses, foi registrado o crescimento de casos de violência contra pessoas idosas em Patos. Na maioria dos casos, a violência acontece contra mulheres, que se tornam mais vulneráveis neste caso.
Sobre esse grande problema, a presidente do Conselho Municipal da Pessoa Idosa em Patos, Maria Joseny, falou com a imprensa e externou preocupação, ao passo que pediu a atenção das autoridades para garantir a segurança e, consequentemente, maior qualidade de vida a pessoas idosas no município.
“As mulheres são as maiores vítimas”, afirma Maria Joseny
Ainda segundo Joseny, as agressões são praticadas, na maior parte dos casos, pelos próprios familiares das vítimas, que acabam sendo vítimas dentro de suas próprias casas.
Em caso de sinais de agressão contra idosos, o cidadão pode ligar para a Polícia Militar, através do 190, ou denunciar no 197. As autoridades asseguram o anonimato dos denunciantes. Disque 100 número próprio para denunciar violência contra os idosos.
Comentário nosso
Talvez a maioria destas violências sejam cometidas por motivos financeiros. Muitos idosos moram em companhia de parentes desocupados que sobrevivem de suas aposentadorias e muitas vezes sonegam até a alimentação dos idosos. Outros comprometem os benefícios dos idosos fazendo com que estes contraiam dívidas com empréstimos consignados, diminuindo sensivelmente os seus benefícios que terminam sendo insuficientes para sua subsistência. Outros chegam a agredir os idosos tentando tomar dinheiro para farras com bebidas e drogas. Se você sabe de fatos desta natureza e não os denuncia você está sendo cúmplice em um crime. (LGLM)