O diretor do Complexo Hospitalar Regional de Patos, deputado Janduy Carneiro, explicou no jornal Espinharas Notícia, da Rádio Espinharas FM de Patos, o processo de regulação de pacientes na rede pública de saúde.
De acordo com o diretor, a central de regulação de pacientes foi criada pela Secretaria de Estado da Saúde-SES, nas três macroregionais do estado, polarizadas por João Pessoa, Campina Grande e Patos, com o objetivo de organizar a oferta de vagas na rede pública de saúde.
“A central de regulação criou nos hospitais a autonomia sobre os leitos, por que muitos hospitais ficavam ociosos e outros sobrecarregados, e a gente tendo 34 hospitais e 4 UPAs, sendo a maior rede de hospitais do país. Se o paciente tem perfil cardiológico, ele precisa ir para onde tem hemodinâmica, então ele vai pra Patos. Se ele tem um perfil clínico, por que está clinicamente estável, então ele vai para o hospital mais próximo”, disse Francisco Guedes.
O diretor acrescentou que o estado tem feito um mapeamento das vagas com a finalidade de direcionar os pacientes para os hospitais mais próximos de sua necessidade, finalizando situações em que o paciente percorria vários hospitais da rede estadual de saúde, em busca de uma vaga.
Na entrevista concedida aos jornalistas Marcos oliveira, Higo de Figueirêdo e Wânia Nóbrega, Francisco Guedes disse que alguns ajustes continuam sendo realizados no serviço de regulação, mas a expectativa é de que sejam obtidos resultados positivos nos próximos meses, aumentando ainda mais a chance de recuperação dos pacientes.