(Com informações da familia, em 22/12/2023
Estevam Martins da Costa, nascido em 26 de dezembro de 1923, no sítio Lagoa Queimada, município de Taperoá (PB). Aos 14 anos, veio de carona sozinho para cidade de Patos em busca de emprego, deixando para trás seus pais e 9 irmãos. Chegando em Patos, começou a trabalhar como ajudante de serviços gerais no hotel Central, que depois alguns anos passaria ser de sua propriedade, onde hoje é o edifício Estevam. Depois de anos de trabalho, construiu a rua de Estevam, bairro São Sebastião, com a edificação das dez primeiras casas para trazer seus irmãos para morar na cidade de Patos. Em 1970, a Câmara de cidade de Patos, sem consultar a família Estevam Martins, mudou o nome do conjunto de casas, o denominando de rua Guadalajara, homenageando Estádio que sediou a Copa do Mundo, no México.
Com todos os irmãos já residindo em Patos, começou sua trajetória empresarial, construiu um fábrica de sabão e em seguida uma fábrica de doces nos anos 60, ambas localizadas no bairro do Morro, depois veio a empresa de fabricação de premoldados IMPECI, Indústria Moderna de Peças de Cimento, localizada no bairro do Jardim Queiroz. Paralelo a este empreendimento fundou a empresa de ônibus urbano VIAÇÃO PATOS. Alguns anos depois, onde ficava a sede da empresa de ônibus e da fábrica IMPECI, deu lugar a 10 armazéns e 38 casas, Denominando Conjunto Residencial Maria Martins de Jesus, localizado no Jardim Queiroz, homenageando a memória de sua mãe, o qual teria sua denominação alterada pela Câmara, mais uma vez em consultar a família, para rua Biribiu e rua Manoel Ferreira.
EM 1981, demoliu o prédio do hotel Central, para construir o Edifício Estevam, edificação moderna com interfone e o primeiro elevador da cidade de Patos.
Nos anos de 1996, deu início a construção do Patos Water Play, sendo inaugurado no 09 de maio de 1999, sendo até hoje, uma referência de empreendimento da cidade de Patos.
Casado com a senhora Maria de Lourdes Lucena, com quem teve dez filhos, sendo eles: Carlos Estevam, Glória Lourdes, Lourdivam, Irandi, Estênio, Estefánio, Elcio, Maria Cecîlia, Hélio e Énio Antônio.
Este ano, onde se celebra o Centenário dos Seus Nascimentos, a Câmara de Vereadores de Patos tem uma oportunidade de corrigir uma injustiça que em tempos passados foram cometidas com as mudanças praticadas por alguns de seus membros que mudaram os nomes do Conjunto de Estevam e do residencial Maria Martins de Jesus.
Outro fato a se lamentar é que não tem nenhuma homenagem a seu Estevam, que foi uma das pessoas que contribuiu e muito para o desenvolvimento da cidade, a qual ele ajudou a crescer. Nenhuma rua sequer, nem uma praça, nada em homenagem a este grande homem que foi adotado pela Morada do Sol.
Familiares de Estevam Martins da Costa e dona Maria de Lourdes Lucena Costa comemoram nesta quinta-feira, 28/12, com uma missa de ação de graças o centenário de seus pais, Estevam. nascido em 26/12/1923 e dona Lourdes, nascida em 28/12/1923. Estevam nasceu em Taperoá e dona Lourdes, num sitio à margem da estrada que vai para São José de Espinharas, mesmo sitio onde nasceram seus primos Louro Bilé (que ali morou toda a vida) e Bilé, que depois foi casado com minha tia Severina Torres. (LGLM)
Ouça o áudio do texto, para os que têm dificuldade de ler!