(Jozivan Antero – Polêmica Patos, 28/12/2023)
O jornal Notícias da Manhã, na rádio Espinharas FM, 97.9, comandado pelo jornalista Misael Nóbrega, realizou durante esta última semana de dezembro, uma enquete em suas redes sociais, para saber: Qual Vereador de Patos (PB) mais se destacou em 2023?
Ao todo foram contabilizadas 438 opiniões, sendo: 29 pelo Facebook; 104 pelo whatsapp; e 305 pelo Instagram.
O resultado foi o seguinte: o vereador sindicalista José Gonçalves obteve 112 reconhecimentos pelo seu trabalho, alcançando o 1° lugar. Em seguida, Josmá Oliveira com 76 apoios, ficando em 2° lugar; e, em 3° lugar, Sargento Patrian com 62 opiniões favoráveis.
Aqueles que não sabem ou não escolheram nenhum representante foram 32 pessoas.
Lembrando que esta enquete não tem caráter de pesquisa. Trata-se de mero levantamento de opiniões, sem controle de amostra. Pela resolução do TSE, não estão sujeitos o registro das enquetes ou sondagens que não se tratam de pesquisa eleitoral, prevista no artigo 33 da Lei das Eleições (Lei 9.504/1997).
Comentário nosso
Oportuna a observação de Misael sobre a enquete não ter caráter de pesquisa. Respeitamos o cuidado com que se desenvolveu a enquete da Espinharas, mas enquetes, assim como as pesquisas compráveis, não obedecem aos requisitos legais que lhe deem a credibilidade da legislação da espécie. E, por outro lado, refletem a opinião da audiência do programa que o promoveu, muito mais do que a opinião da população em geral. E podem ser manipuladas pelos eleitores que dela participam, ou no caso de certas pesquisas pelos que a fazem para atender os interesses dos que a encomendaram. As enquetes são meras sondagens de opinião, que medem a exposição dos candidatos, mas não necessariamente a sua capacidade de captação de votos. Um candidato com uma boa conta bancária poderá no futuro simplesmente ofuscá-los. (LGLM)