Lula nomeia o patoense André Longo para o cargo de presidente da Agência Brasileira de Apoio à Gestão do SUS (com comentário nosso)

By | 30/12/2023 6:07 am

(Cinthya Leite, no Polêmica Patos, com informações do jc.ne10.uol, em 29/12/2023)

 

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, nomeou o médico André Longo, ex-secretário de Saúde de Pernambuco (2019-2022), para exercer o cargo de diretor-presidente da Agência Brasileira de Apoio à Gestão do SUS (AGSUS). Também foram nomeados mais dois diretores do órgão: Luciana Maciel de Almeida Lopes e Williames Pimentel de Oliveira.

A diretoria da Agência Brasileira de Apoio à Gestão do SUS (AGSUS) terá mandato de três anos. Os decretos com as nomeações estão no Diário Oficial da União (DOU) da última segunda-feira (2).

O médico cardiologista André Longo, que já estava na agência (antiga Adaps – Agência Brasileira para o Desenvolvimento da Atenção Primária à Saúde) desde março de 2023 como diretor-técnico interino, soma mais de 28 anos de atuação na medicina – 12 deles atuando gestão pública.

Além disso, Longo foi presidente da Agência Nacional de Saúde (ANS), de 2012 a 2015.

“Agradeço a confiança pela indicação. Estou muito feliz de poder dar continuidade e agora liderar um trabalho que já vinha realizando dentro da agência. Passei os últimos oito meses como diretor-técnico interino ajudando a arrumar a casa”, diz André Longo.

Ele destaca que, ao chegar à agência, a capacidade técnica e operacional não estava ajustada para receber toda a demanda de médicos prevista no contrato de gestão.

“Havia inconformidades que comprometeram a melhor execução do programa. Havia ainda irregularidades administrativas. Já sanamos diversos problemas deixados pela gestão passada, mas ainda é preciso resolver alguns outros e vamos trabalhar para garantir as soluções com eficiência e brevidade”, garante.

O novo diretor-presidente da AgSUS acrescenta: “Vamos focar nossa atuação em um novo contrato de gestão com o Ministério da Saúde, para ajudá-lo em alguns desafios, buscando soluções operacionais ágeis e inteligentes para um SUS mais potente e eficiente”.

VIDA DEDICADA A PERNAMBUCO 

Natural de Patos, no Estado da Paraíba, mas com uma vida dedicada a Pernambuco, André Longo é formado em medicina pela Universidade de Pernambuco (UPE). É especialista em cardiologia pela Comissão Nacional de Residência Médica e pela Sociedade Brasileira de Cardiologia e servidor público estadual desde 1997.

Foi eleito por duas vezes presidente do Sindicato dos Médicos de Pernambuco (Simepe), cargo que exerceu entre 2002 e 2006. Em seguida, foi eleito à presidência do Conselho Regional de Medicina de Pernambuco (Cremepe), na gestão de 2008 a 2011.

Entre 2012 e 2015, presidiu a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), com sede no Rio de Janeiro. Em seguida, em janeiro de 2015, foi convidado pelo então governador Paulo Câmara para assumir a presidência do Instituto de Recursos Humanos (IRH), cargo que exerceu até 2019, quando foi convidado a assumir o comando da pasta da saúde no governo de Pernambuco.

Entre março de 2020 e dezembro de 2022, André Longo coordenou a resposta do Estado à pandemia da covid-19, o momento mais desafiador da saúde pública mundial nos últimos 100 anos.

Na pandemia, Pernambuco teve uma das menores taxas de mortalidade pela covid-19 do Brasil, teve a menor razão de mortalidade Materna do País e montou a maior rede de saúde pública entre os Estados do Norte, Nordeste e Centro-Oeste para garantir a assistência aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).

Comentário nosso

Médico e executivo altamente capacitado, André Longo é neto do saudoso jornalista José Augusto Longo da Silva, falecido em 31/12/2015, que militou na Espinharas, Panaty e Itatiunga. Narrador e depois comentarista esportivo,  Zé Augusto editou durante 14 anos, juntamente com Pedro Oliveira, a revista Nosso Recado. Exerceu em Patos o mandato de vereador de  1983 a 1988 e assessorou várias Câmaras de Vereadores da região. (LGLM)

 

Comentário

Category: Locais

About Luiz Gonzaga Lima de Morais

Formado em Jornalismo pelo Universidade Católica de Pernambuco, em 1978, e em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco, em 1989. Faz radiojornalismo desde março de 1980, com um programa semanal na Rádio Espinharas FM 97.9 MHz (antiga AM 1400 KHz), na cidade de Patos (PB), a REVISTA DA SEMANA. Manteve, de 2015 a 2017, na TV Sol, canal fechado de televisão na cidade de Patos, que faz parte do conteúdo da televisão por assinatura da Sol TV, o SALA DE CONVERSA, um programa de entrevistas e debates. As entrevistas podem ser vistas no site www.revistadasemana.com, menu SALA DE CONVERSA. Bancário aposentado do Banco do Brasil e Auditor Fiscal do Trabalho aposentado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *