Em conversa com a equipe do Patosonline.com na manhã deste sábado, dia 06 de janeiro, o secretário de Saúde do Município de Patos, Leônidas Dias, confirmou o aumento no número de casos da Covid-19 na Capital do Sertão.
De acordo com Leônidas, no mês de dezembro de 2023 houve um crescimento significativo nos casos da doença em Patos e todo o estado da Paraíba. No entanto, o secretário frisou que graças à imunização da população, os casos foram, em sua grande maioria, assintomáticos ou com sintomatologia leve, sem necessidade de internação ou utilização de aparelhos de ventilação mecânica.
Sobre os óbitos ocorridos no estado, Leônidas destacou que foram registrados em pacientes com comorbidades graves ou idade avançada.
“No mês de dezembro, final do ano de 2023, nós tivemos um aumento significativo nos casos de Covid, não só no município de Patos, mas em toda a Paraíba, porém, graças a Deus e graças a vacina, que hoje quase todo o Brasil está devidamente vacinado, esses casos são quase que absolutamente assintomáticos ou com sintomatologia leve. Então, não são casos de internação, de utilização de aparelhos de ventilação mecânica, e tivemos assim alguns óbitos, mas quase que em sua totalidade eram de pessoas com comorbidades graves ou com idade avançada”, comentou.
O secretário informou que o município de Patos vem realizando a vacinação para covid-19 em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e ressaltou a determinação do Ministério da Saúde sobre a inclusão da vacina dentro do calendário de rotina vacinal das crianças de 6 meses a 5 anos, bem como para as pessoas com comorbidades.
Com relação a testagem para a doença, Leônidas lembrou que todos os pontos de UBSs âncoras de saúde do trabalhador estão realizando os testes de segunda a sexta-feira, das 18h às 22h. Os locais são:
- UBS José de Oliveira Pio – Bairro Bivar Olinto;
- UBS Horácio Nóbrega – Bairro São Sebastião;
- UBS Carleuza Candeia – Bairro Santo Antonio;
- UBS Pedro Firmino – Bairro do Morro.
Ouça mais detalhes no áudio abaixo: