‘É uma leviandade falar em genocídio em Gaza’, diz ex-chanceler Celso Lafer

By | 13/01/2024 5:11 am

Ex-chanceler dos governos FHC e Collor de Mello, jurista aponta erro de Lula ao apoiar iniciativa contra Israel levada à Corte de Haia pela África do Sul e pondera que País pode prejudicar relação com EUA e Europa

Ex-ministro das Relações Exteriores nos governos Fernando Collor de Mello (1992) e Fernando Henrique Cardoso (2001-2002), o jurista Celso Lafer afirmou ao Estadão que considera uma “leviandade” acusar Israel de cometer crime de genocídio contra palestinos, ao invadir militarmente e bombardear a Faixa de Gaza, na guerra contra o grupo terrorista Hamas.

Quebrando uma tradição diplomática brasileira, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva passou das palavras à ação e anunciou que apoiaria a denúncia contra Israel por genocídio, levada à Corte Internacional de Justiça (CIJ), pela África do Sul. O caso começou a ser analisado nesta quinta-feira, dia 11.

O ex-chanceler Celso Lafer disse que a justificativa apresentada pela África do Sul – segundo quem declarações de líderes políticos de Israel provariam a intenção acabar com presença dos palestinos de Gaza – não deve ser suficiente para sustentar a acusação perante a Corte Internacional, órgão das Nações Unidas, em Haia, na Holanda.

Nesta sexta-feira, dia 12, Lafer criticou a decisão de Lula em carta remetida ao ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, e apontou um erro jurídico do governo petista. Nesta entrevista, ele explica as razões.

Celso Lafer, ex-ministro das Relações Exteriores, considera que o Brasil prejudica sua relação com a Europa e os Estados Unidos a tomar lado contra Israel.
Celso Lafer, ex-ministro das Relações Exteriores, considera que o Brasil prejudica sua relação com a Europa e os Estados Unidos a tomar lado contra Israel. Foto: Alex Silva / Estadão

Comentário

Category: Nacionais

About Luiz Gonzaga Lima de Morais

Formado em Jornalismo pelo Universidade Católica de Pernambuco, em 1978, e em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco, em 1989. Faz radiojornalismo desde março de 1980, com um programa semanal na Rádio Espinharas FM 97.9 MHz (antiga AM 1400 KHz), na cidade de Patos (PB), a REVISTA DA SEMANA. Manteve, de 2015 a 2017, na TV Sol, canal fechado de televisão na cidade de Patos, que faz parte do conteúdo da televisão por assinatura da Sol TV, o SALA DE CONVERSA, um programa de entrevistas e debates. As entrevistas podem ser vistas no site www.revistadasemana.com, menu SALA DE CONVERSA. Bancário aposentado do Banco do Brasil e Auditor Fiscal do Trabalho aposentado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *