Mais de 500 inspeções foram executadas recuperando energia suficiente para abastecer 70 casas durante 6 meses.
A Energisa Paraíba, em parceria com Polícia Civil, realizou 599 inspeções no Sertão da Paraíba com foco no combate ao furto de energia e ligações clandestinas. A ação, que iniciou no dia 20 de fevereiro e aconteceu em Patos, Quixabá, Malta e São José do Bonfim.
O furto de energia é crime, previsto no Código Penal, no art. 155 e art. 171, com pena de até quatro anos de reclusão e multa. Durante as fiscalizações, as equipes flagraram mais de 140 ligações irregulares e a Polícia executou 4 ordens de prisão pelos furtos de energia. Para essa operação, foram envolvidos 50 colaboradores da Energisa e da Polícia Civil. Ao todo a energia recuperada em estabelecimentos comerciais e residenciais, foi de 87.000 kW, o suficiente para atender 70 residências durante 6 meses.
Além de crime, o desvio de energia coloca a vida das pessoas em risco, pois essas ligações podem provocar não só a queima de equipamentos, mas também curtos-circuitos e incêndios. A prática também sobrecarrega a rede de distribuição, já que a rede elétrica é planejada para atender os clientes regulares e cadastrados nos sistemas da companhia.
“É importante reforçar que o furto de energia prejudica os demais clientes, pois a energia desviada sobrecarrega a rede, provocando quedas ou oscilações de energia e queima de transformadores, por exemplo”, explica o coordenador de medição e combate a perdas da Energisa Paraíba, Edivaldo Brandão.
A empresa tem investido em tecnologias de detecção e monitoramento mais avançadas, além de campanhas educacionais, para reduzir essas perdas e aumentar a arrecadação do Estado. Além disso, ações mais rigorosas de fiscalização podem desencorajar práticas ilegais e, ao mesmo tempo, promover uma distribuição mais justa e equitativa da energia elétrica para todos os cidadãos.
Nesse sentido, a colaboração entre a Energisa Paraíba, órgãos reguladores e a sociedade é fundamental para enfrentar essa questão e assegurar um desenvolvimento sustentável e próspero para a região. Somente com esforços conjuntos e conscientização sobre as consequências do furto de energia poderemos garantir um futuro mais justo e equilibrado para todos os envolvidos.
Como denunciar
A Energisa fiscaliza com frequência a rede elétrica para constatar irregularidades, mas as denúncias também são fundamentais para combater os atos criminosos. Ligações clandestinas e fraudes nos medidores podem ser denunciadas de forma anônima pelo telefone 0800 083 0196 ou pelo whats app www.gisa.energisa.com.br e ainda pelo aplicativo Energisa On. A denúncia é anônima.