(Luiz Gonzaga Lima de Morais, jornalista e advogado, publicado no Notícias da Manhã, da Espinharas FM, em 27/02/2024)
Para o cordão dos “puxa-sacos” tudo anda às mil maravilhas na administração municipal de Patos. Mas um fato recente mostrou que temos muita propaganda, mas pouco avanço em termos de novas realizações.
Patos tem muitos problemas a resolver e uma boa administração sempre deve trabalhar para prever os problemas futuros e planejar como resolvê-los. Tivemos o exemplo recente na reclamação dos moradores do Residencial São Judas Tadeu com relação ao transporte escolar posto à disposição dos moradores. O conjunto foi entregue, os moradores se transferiram para lá e a prefeitura não tinha transporte suficiente para levar os filhos dos moradores para as respectivas escolas. Diante da reclamação dos moradores, feita na imprensa, a Secretária de Educação deu a desculpa esfarrapada de que o transporte estava sendo providenciado.
Acontece que o residencial estava sendo construído há vários anos, mais de oitocentas famílias o deverão ocupar e se considerarmos apenas um casal com um único filho o residencial poderá acolher mais de dois mil moradores. Por que a administração municipal não se planejou para que o residencial tivesse transporte escolar suficiente para os estudantes assim que passassem a morar no local?
Já foi pensada a construção de uma creche e uma escola mais próxima para atender os filhos dos moradores do São Judas Tadeu? Já tem um posto médico próximo?
Está aí uma demonstração cabal de que falta planejamento na administração municipal. Uma administração não pode viver de “operações tapa buraco”. Ela deve viver planejando para o futuro, de forma a prever os problemas que surgirão e ir providenciando a solução para estes problemas.
Se não estivermos diante de um outro Teatro Municipal que nunca sabe quando terminará, nós teremos dentro de algum tempo um Hospital de Traumas que será construído na periferia, numa região ainda desabitada. Será que a prefeitura começou a pensar nos problemas que surgirão com a construção de um nosocômio com duzentos leitos e em soluções para estes problemas?
E o residencial Virgílio Trindade cuja construção já foi anunciada. Já começaram a pensar nos novos problemas que surgirão com a construção do residencial? E nas soluções para estes problemas? Problemas de transporte escolar e privado, de saúde, de abastecimento? Ou só estão preocupados com as eleições deste ano?
Patos é uma cidade onde há uma grande mão de obra desempregada. Ganhamos várias escolas profissionalizantes. Será que já pensaram em fomentar a criação de empregos para que estes novos profissionais não sejam amanhã profissionais decepcionados por falta de oportunidade de trabalho?
Administrar não é apenas “tocar o barco”, por melhor que se faça isso. Administrar é pensar sempre no futuro, nos problemas que surgirão e nas soluções que se lhe darão.
Estamos próximos de eleições municipais. Vamos eleger um novo prefeito. Procuremos eleger um prefeito que esteja preocupado com o futuro, com a solução dos problemas atuais e dos problemas que o futuro nos reserva. Um candidato com um programa de Governo viável. V
Vamos também eleger vereadores. Procuremos eleger vereadores que se preocupem com os problemas da comunidade e com a solução de que eles precisam. E evitemos votar em oportunistas que só querem um cargo para se locupletar e se ressarcirem das fortunas que gastaram para se eleger. Evitemos eleger futuros “puxa-sacos” do futuro prefeito.
Ouça o texto integral: