O vereador José Gonçalves encaminhou nesta sexta-feira (22), ao diretório municipal do Partido dos Trabalhadores, em Patos, um documento solicitando a sua desfiliação da legenda.
“Solicito que seja encaminhada a minha exclusão do quadro de filiados do partido; como, também, junto ao cartório eleitoral da cidade de Patos”, disse na carta.
A informação foi confirmada pelo presidente do PT local, Edileudo Lucena.
Existe a possibilidade de o vereador Zé Gonçalves voltar ao PCdoB, onde foi militante por muitos anos; desta forma, ele continuaria na federação (PT/PV/PCdoB) mantendo a estrutura que o elegeu em 2020, com 626 votos, 1,25%.
O atual presidente do diretório municipal do PCdoB, Roberto Lima, disse que até o momento não houve nenhuma sinalização da parte do vereador nesse sentido, muito embora às portas estão abertas para o retorno do ex-camarada.
Ocupantes de cargos eletivos, obtidos em pleitos proporcionais, podem trocar de partido político sem perder o mandato, desde que o façam dentro da janela partidária que vai até 05 de abril, para quem tiver interesse em concorrer às Eleições Municipais de 2024.
Comentário nosso
Nas últimas horas circulou nas redes sociais a informação de que Zé Gonçalves iria se filiar ao PSB, partido do governador João Azevedo, que deverá marchar com a candidatura de Nabor Wanderley. Se isto, realmente acontecer, o ex-vereador petista estaria apenas voltando ao antigo ninho motista, já que o PT, que funcionou em várias eleições como linha auxiliar do grupo, ameaça sair da esfera do grupo Motta nas eleições deste ano. (LGLM)