O gestor comemorou a iniciativa que transformará a Estação Ferroviária em um centro de cultura, além de fomentar as atividades culturais no município.
Na manhã desta segunda-feira, 29, o prefeito de Patos, Nabor Wanderley, participou no auditório do SENAC Patos, de reunião com a Federação do Comércio de Bens e de Serviços do Estado da Paraíba.
Na ocasião, foi celebrado o acordo de permissão de uso da Estação Ferroviária que será revitalizada pela Fecomercio em parceria com SENAC.
O gestor comemorou a iniciativa que transformará a Estação Ferroviária em um centro de cultura, além de fomentar as atividades culturais no município.
“Hoje, vamos poder realizar o sonho de recuperar a Estação Ferroviária, esse prédio histórico, tombado e que com certeza vai contribuir com a cultura do nosso município”, destacou.
A Estação Ferroviária foi inaugurada em 1944 e tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).
Comentário nosso
Até que enfim o sonho dos antigos moradores de Patos vai se realizar, a recuperação e destinação a um fim do cultural da antiga Estação Ferroviária de Patos. Eu a conheci em pleno funcionamento na década de cinquenta, quando me deslocava para a cidade de Cajazeiras, num trem que ligava Patos a Fortaleza, pertencente à Rede Viação Cearense. Posteriormente, já na década de sessenta/setenta cheguei a viajar para Recife, no trem àquela altura administrado pela Rede Ferroviária do Nordeste, linha atualmente desativada. O prédio estava em processo de deterioração e só agora vai ser reformado para utilização como um centro Cultural. Talvez teria melhor destinação como um Museu de cuja falta a cidade de Patos se ressente. Não temos nenhum museu, apesar de vários e interessantes acervos culturais particulares que poderiam se destinar a um museu da história de nossa cidade. Caso de acervos interessantes com o do saudoso Lula Fragoso e o do historiador José Romildo Sousa, entre outros acervos que poderiam ser destinados a um museu da nossa cidade, museu que muitas cidades menores do que Patos já possuem. (LGLM)