Prefeitura de Patos, Fecomercio e SENAC celebram acordo para revitalização da Estação Ferroviária (confira comentário nosso)

By | 29/04/2024 5:08 pm

O gestor comemorou a iniciativa que transformará a Estação Ferroviária em um centro de cultura, além de fomentar as atividades culturais no município.

(Gilson Monteiro, em PatosTV com Assessoria, em 29/04/2024)
fotos por Assessoria
fotos por Assessoria

Na manhã desta segunda-feira, 29, o prefeito de Patos, Nabor Wanderley, participou no auditório do SENAC Patos, de reunião com a Federação do Comércio de Bens e de Serviços do Estado da Paraíba.

Na ocasião, foi celebrado o acordo de permissão de uso da Estação Ferroviária que será revitalizada pela Fecomercio em parceria com SENAC.

O gestor comemorou a iniciativa que transformará a Estação Ferroviária em um centro de cultura, além de fomentar as atividades culturais no município.

“Hoje, vamos poder realizar o sonho de recuperar a Estação Ferroviária, esse prédio histórico, tombado e que com certeza vai contribuir com a cultura do nosso município”, destacou.

A Estação Ferroviária foi inaugurada em 1944 e tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).

Comentário nosso

Até que enfim o sonho dos antigos moradores de Patos vai se realizar, a recuperação e destinação a um fim do cultural da antiga Estação Ferroviária de Patos. Eu a conheci em pleno funcionamento na década de cinquenta, quando me deslocava para a cidade de Cajazeiras, num trem que ligava Patos a Fortaleza, pertencente à Rede Viação Cearense. Posteriormente, já na década de sessenta/setenta cheguei a viajar para Recife, no trem àquela altura administrado pela Rede Ferroviária do Nordeste, linha atualmente desativada.  O prédio estava em processo de deterioração e só agora vai ser reformado para utilização como um centro Cultural. Talvez teria melhor destinação como um Museu de cuja falta a cidade de Patos se ressente. Não temos nenhum museu, apesar de vários e interessantes acervos culturais particulares que poderiam se destinar a um museu da história de nossa cidade. Caso de acervos interessantes com o do saudoso Lula Fragoso e o do historiador José Romildo Sousa, entre outros acervos que poderiam ser destinados a um museu da nossa cidade, museu que muitas cidades menores do que Patos já possuem. (LGLM)

Comentário

Category: Locais

About Luiz Gonzaga Lima de Morais

Formado em Jornalismo pelo Universidade Católica de Pernambuco, em 1978, e em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco, em 1989. Faz radiojornalismo desde março de 1980, com um programa semanal na Rádio Espinharas FM 97.9 MHz (antiga AM 1400 KHz), na cidade de Patos (PB), a REVISTA DA SEMANA. Manteve, de 2015 a 2017, na TV Sol, canal fechado de televisão na cidade de Patos, que faz parte do conteúdo da televisão por assinatura da Sol TV, o SALA DE CONVERSA, um programa de entrevistas e debates. As entrevistas podem ser vistas no site www.revistadasemana.com, menu SALA DE CONVERSA. Bancário aposentado do Banco do Brasil e Auditor Fiscal do Trabalho aposentado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *