Lula já esteve em melhor forma (confira comentário nosso)

By | 02/05/2024 4:32 pm

Gafe política e infração eleitoral marcaram falas do presidente no 1º de Maio

(Hélio Schwartsman, colunista da Folha, em 02/05/2024)

 

Hélio SchwartsmanLula está fora de forma. Em outros tempos, não teria cometido um 1º de Maio como o da última quarta-feira.

O presidente tem não só o direito como o dever de apoiar Guilherme Boulos na disputa pela Prefeitura de São Paulo. Isso é parte de um acordo que ele em nome do PT firmou dois anos atrás, e cumprir acordos é importante na política. O problema é que Lula não é só o comandante do PT. Ele também lidera uma coalizão de governo que reúne mais de uma dezena de partidos. Os três principais postulantes à prefeitura, Boulos (PSOL), Ricardo Nunes (MDB) e Tabata Amaral (PSB), pertencem a legendas que integram essa aliança. O MDB tem três ministérios, e o PSB, dois.

O presidente Lula em ato das centrais sindicais em comemoração ao Dia do Trabalho – Zanone Fraissat – 1º.mai.2024/Folhapress

Isso significa que Lula, ao apoiar seu candidato, deveria ter o cuidado de não melindrar muito aliados de outras siglas. Não teve. Suas declarações sobre Nunes incomodaram lideranças do MDB. Fazer isso num momento em que interessa ao governo desanuviar o clima de confronto não é inteligente.

E Lula não incorreu só em gafe política. Ele também cometeu infração eleitoral ao pedir explicitamente votos para Boulos, o que é proibido na fase de pré-campanha. Até aí, nada muito grave. A penalidade é uma multa. Só que o presidente fez o que fez num evento oficial, parcialmente custeado com recursos públicos. Se a Justiça Eleitoral mostrasse para com Lula e Boulos o mesmo rigor que vem impondo a políticos bolsonaristas, os dois estariam encrencados.

Não acho que vá acontecer. Bolsonaro e seus acólitos recebem um tratamento duro não só porque violaram a letra da lei (em alguns casos, nem isso) mas também porque atacaram as instituições, o que levou a uma contrarreação do STF e do TSE. Não é o ideal dentro da lógica do direito, mas é como o mundo real funciona. A questão é que não dá para viver em modo de contrarreação para sempre. Se a Justiça zela por sua credibilidade, precisa voltar a atuar numa marcha mais ortodoxa.

Comentário nosso

Lula tem decepcionado a muitos dos que votamos nele. Tem feito uma besteira atrás da outra. Inclusive entrando em choque com os que fazem o seu entorno, levado, principalmente, por petistas xiitas. Ele não pode esquecer que antes de ser uma liderança partidária, com compromissos partidários, é um presidente da Repúblca, cuja maior obrigação é governar o país, pensando na população com um todo. O fato de ter vencido Bolsonaro no voto livre não o autoriza a querer governar com um rolo compressor sem respeitar ninguém. (LGLM)

Comentário

Category: Nacionais

About Luiz Gonzaga Lima de Morais

Formado em Jornalismo pelo Universidade Católica de Pernambuco, em 1978, e em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco, em 1989. Faz radiojornalismo desde março de 1980, com um programa semanal na Rádio Espinharas FM 97.9 MHz (antiga AM 1400 KHz), na cidade de Patos (PB), a REVISTA DA SEMANA. Manteve, de 2015 a 2017, na TV Sol, canal fechado de televisão na cidade de Patos, que faz parte do conteúdo da televisão por assinatura da Sol TV, o SALA DE CONVERSA, um programa de entrevistas e debates. As entrevistas podem ser vistas no site www.revistadasemana.com, menu SALA DE CONVERSA. Bancário aposentado do Banco do Brasil e Auditor Fiscal do Trabalho aposentado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *