Nabor lidera intenções de voto para prefeito e nomes de oposição alternam percentuais. O Instituto realizou os modelos de pesquisa espontânea e estimulada (confira comentário nosso)

By | 17/05/2024 6:24 pm

 (Patos Online, em 17/05/2024)

Nabor lidera intenções de voto para prefeito e nomes de oposição alternam percentuais. O Instituto realizou os modelos de pesquisa espontânea e estimulada

Nabor lidera intenções de voto para prefeito e nomes de oposição alternam percentuais. O Instituto realizou os modelos de pesquisa espontânea e estimulada

O Patos Online, em parceria com o Instituto Agorasei, traz nesta sexta-feira (17), a primeira pesquisa registrada no site do TSE para a disputa ao cargo de prefeito nas eleições municipais de outubro.

O Instituto realizou os modelos de pesquisa espontânea e estimulada. Confira abaixo os números de cada uma delas.

Pesquisa espontânea

De acordo com os números da sondagem, se as eleições fossem hoje o atual prefeito Nabor Wanderley teria 41,8% de intenções de voto na questão espontânea, quando não são oferecidos nomes aos entrevistados.

O segundo mais citado é o Juiz Ramonilson, com 5,4% de citações. A Baronesa Priscila aparece em terceiro, com 2%. Ainda foram citados Chico, Cicinho Mota e Professor Edileudo, todos com 0,2%.

Os entrevistados que dizem votar em branco ou nulo somam 10,8%, enquanto aqueles sem opinião ou que não responderam totalizam 39,4%.

Pesquisa estimulada
Na questão estimulada, quando são oferecidos nomes aos entrevistados, a pesquisa do Agorasei revela que Nabor Wanderley tem 51,6% das intenções de voto dos patoenses. O Juiz Ramonilson aparece em segundo, com 15,4%.
A Baronesa Priscila é a terceira mais citada, com 7,6%. Professor Edileudo é o que recebeu menos citações, com apenas 2%.
As pessoas ouvidas que declaram votar em branco ou nulo totalizam 9%. Aqueles sem opinião ou que não responderam representam 14,4% do universo total da pesquisa.
Sobre a pesquisa
A pesquisa foi realizada nos dias 9 e 10 de maio e ouviu 500 eleitores, de 16 anos de idade e acima, nas zonas urbana e rural do município de Patos PB. O intervalo de confiança estimado é de 95% e a margem de erro máxima estimada é de 4.4 pontos percentuais, para mais ou para menos sobre os resultados totais da amostra. Esta pesquisa foi registrada no TSE com a identificação PB-04268/2024.
Comentário nosso
Que Nabor vai concorrer à reeleição todo mundo sabe desde sempre. Quem serão os seus adversários até agora ninguém sabe ao certo. Dentro deste quadro, Nabor tem pouco mais de cinquenta por cento dos votos na pesquisa estimulada e, quando o nome de Nabor é citado, ele é reconhecido imediatamente. Ou seja, há muito espaço para uma mudança com o lançamento dos adversários e com o desenrolar da campanha. Nabor, por enquanto, é fruto de uma propaganda feita há três anos, enquanto a campanha vai mostrar os defeitos de sua administração. O que é que foi mais divulgado até agora, as notícias positivas ou as notícias negativas? No final da campanha a verdade prevalecerá e podemos ter resultados completamente diferentes dos números de agora. Uma coisa a destacar mas duas formas de pesquisa, espontânea e estimulada, é que Raumanilson é duas vezes mais conhecido do que a a Baronesa, o que confirma aquilo que vimos dizendo. Ramonilson é muito mais competitivo do que a Baronesa, e a chapa deve ser Ramonilson como candidato a prefeito e a Baronesa como candidata a vice. Ela vai ter quatro anos para se tornar mais competitiva nas eleições de 2028. Como dissemos antes, a realização da pesquisa foi muito precipitada, sem que tenha havido uma definição de quem serão os candidatos. No caso de Edileudo, o PT tem condições de arrebanhar um número bem maior de eleitores do que os números mostram no momento atual. Embora o ideal fosse que a oposição toda se unisse, para facilitar a disputa em favor de uma mudança. (LGLM)

Comentário

Comentário

Category: Locais

About Luiz Gonzaga Lima de Morais

Formado em Jornalismo pelo Universidade Católica de Pernambuco, em 1978, e em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco, em 1989. Faz radiojornalismo desde março de 1980, com um programa semanal na Rádio Espinharas FM 97.9 MHz (antiga AM 1400 KHz), na cidade de Patos (PB), a REVISTA DA SEMANA. Manteve, de 2015 a 2017, na TV Sol, canal fechado de televisão na cidade de Patos, que faz parte do conteúdo da televisão por assinatura da Sol TV, o SALA DE CONVERSA, um programa de entrevistas e debates. As entrevistas podem ser vistas no site www.revistadasemana.com, menu SALA DE CONVERSA. Bancário aposentado do Banco do Brasil e Auditor Fiscal do Trabalho aposentado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *