(Blog do Jordan, em 16/05/2024 – 16:11 – Gerais)
O Blog do Jordan Bezerra entrevistou a professora Roberta Trindade, da UNIFIP, sobre a homenagem que a instituição prestará a seu pai, Virgílio Trindade, ex-professor da universidade. O novo centro de treinamento, que será inaugurado em breve, levará o nome de Virgílio Trindade.
Roberta expressou sua emoção ao blog, afirmando: “De todas as homenagens feitas ao meu pai, Virgílio Trindade, essa certamente é a que, para mim e para a minha família, tem mais relevância e emoção, devido ao grande amor que ele tinha pela UNIFIP.”
Ela também aproveitou a ocasião para agradecer ao reitor João Leuson e expressar sua admiração por ele. “Quero agradecer imensamente ao reitor João Leuson, uma pessoa que é para mim muito estimada.”
A nomeação do novo centro de treinamento é vista como uma forma significativa de manter viva a memória e a contribuição de Virgílio Trindade para a educação na UNIFIP.
Comentário nosso
Embora tenha ouvido de Virgílio Trindade mais de uma vez, que dispensava homenagens póstumas, preferindo receber em vida as que em vida merecesse, a homenagem que a UNIFIP continua merecida por tudo o que o homenageado representou até o fim precoce de sua vida. Virgílio Trindade foi um dos mais completos profissionais que eu conheci, em tudo aquilo em que se ocupou durante toda vida. Contador preparado e com uma ética pouco encontrada entre os pares, atilado treinador de futebol, compositor como poucos, radialista e jornalista incomparável. Embora a amizade que nos uniu me torne suspeito, poucos filhos adotivos de Patos, justificaram tão bem o acolhimento que nossa cidade lhe dispensou. Conheci-lhe a avó paterna D. Severina, de que fui vizinho no Piancó, conheci sua mãe Dona Cecília, morando na Peregrino de Araújo, pertinho do meu avô, e que como ele não perdoava desaforos, conheci todos os irmãos (principalmente Chiquinho colega de rádio e amigo fraterno) e irmãs. Parabéns a João Leuson pela homenagem prestada a esse grande profissional. E eram todos de uma autenticidade e franqueza gritantes. (LGLM)