Nós vimos chamando a atenção, há muito tempo, nos nossos programas sobre falta de verdade nos resultados das chamadas enquetes.
Seja feita por uma emissora de rádio, um jornal, uma televisão, uma rede social, as enquetes só vão refletir as preferências dos seus ouvintes, leitores, assistentes ou internautas que as vejam. Por outro lado, são facilmente manipuláveis. Eu tenho testado várias destas enquetes e consegui participar da maioria delas, em vários municípios da região. Uma prova de que qualquer um pode sentar na frente de um computador, de uma televisão ou com um celular na mão e participar de uma enquete que teste a popularidade de qualquer candidato a prefeito ou vereador.
Portanto, não caia na besteira de acreditar neste tipo de avaliação da popularidade de candidatos. Basta que ele tenha uma equipe esperta que ele não perde em nenhuma destas enquetes. Eu me admiro de que ainda haja colegas promovendo este tipo de avaliação, apesar de todas as advertências de que não se trata de pesquisa, mas de simples enquete. Enquete não serve para nada. Da mesma maneira que a pesquisa quando feita por um instituto que não mereça credibilidade. (LGLM)