Muito gente está fazendo confusão com relação ao feriado da próxima quinta-feira, dia de Corpus Christi. Não se trata de um feriado nacional, mas apenas de um feriado religioso, que muitas prefeituras transformaram em feriado municipal. Onde é feriado municipal, ninguém é obrigado a trabalhar, apenas aqueles que trabalham em serviços essenciais.
O Governo Federal decretou ponto facultativo, ou seja os servidores federais não são obrigados a trabalhar. Alguns estados decretaram ponto facultativo, liberando os seus servidres do trabalho, com exceção dos serviços essenciais.
Em Campina Grande é feriado municipal e lá bancos e comércio não funcionam nem os órgãos públicos, apenas os serviços essenciais.
Em Patos não é feriado municipal, mas a prefeitura decretou ponto facultativo tanto na quinta como na sexta, dispensando do trabalho todos os servidores municipais, exceto que trabalha em serviços essenciais.
Mas em Patos, comércio abre normalmente. Entretanto, o empresário que queira fechar o seu estabelecimento pode fazê-lo, como pode fazê-lo em qualquer dia do ano.
Apesar de não ser feriado nacional a Febrabam, Federação dos Bancos, decretou bancário e os bancos não funcionam. (LGLM)