Quinta-feira não é feriado nacional, mas os bancos não funcionam

By | 28/05/2024 6:27 pm

Muito gente está fazendo confusão com relação ao feriado da próxima quinta-feira, dia de Corpus Christi. Não se trata de um feriado nacional, mas apenas de um feriado religioso, que muitas prefeituras transformaram em feriado municipal. Onde é feriado municipal, ninguém é obrigado a trabalhar, apenas aqueles que trabalham em serviços essenciais.

O Governo Federal decretou ponto facultativo, ou seja os servidores federais não são obrigados a trabalhar. Alguns estados decretaram ponto facultativo, liberando os seus servidres do trabalho, com exceção dos serviços essenciais.

Em Campina Grande é feriado municipal e lá bancos e comércio não funcionam nem os órgãos públicos, apenas os serviços essenciais.

Em Patos não é feriado municipal, mas a prefeitura decretou ponto facultativo tanto na quinta como na sexta, dispensando do trabalho todos os servidores municipais, exceto que trabalha em serviços essenciais.

Mas em Patos, comércio abre normalmente. Entretanto, o empresário que queira fechar o seu estabelecimento pode fazê-lo, como pode fazê-lo em qualquer dia do ano.

Apesar de não ser feriado nacional a Febrabam, Federação dos Bancos, decretou bancário e os bancos não funcionam. (LGLM)

Comentário

Category: Blog

About Luiz Gonzaga Lima de Morais

Formado em Jornalismo pelo Universidade Católica de Pernambuco, em 1978, e em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco, em 1989. Faz radiojornalismo desde março de 1980, com um programa semanal na Rádio Espinharas FM 97.9 MHz (antiga AM 1400 KHz), na cidade de Patos (PB), a REVISTA DA SEMANA. Manteve, de 2015 a 2017, na TV Sol, canal fechado de televisão na cidade de Patos, que faz parte do conteúdo da televisão por assinatura da Sol TV, o SALA DE CONVERSA, um programa de entrevistas e debates. As entrevistas podem ser vistas no site www.revistadasemana.com, menu SALA DE CONVERSA. Bancário aposentado do Banco do Brasil e Auditor Fiscal do Trabalho aposentado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *