Montagem: Jornal da Paraíba
Recentemente, nos bastidores do PT, surgiu a informação de que o partido teria desistido de realizar pesquisas para a escolha da candidatura, optando por um consenso. Entretanto, Marcus Túlio desmentiu essa hipótese e reiterou que a última deliberação do PT nacional é pela realização das consultas.
“Não, não. Desconheço [informação sobre desistência das pesquisas]. A última deliberação da nacional foi de fazer as duas pesquisas, a qualitativa e a quantitativa. Será assim que o partido vai avaliar os nomes e escolher quem melhor representa o PT/JP
No programa Arapuan Verdade, Jackson Macedo também enfatizou que desconhece qualquer desistência. A pesquisa será conduzida por um instituto de fora da Paraíba.
“Um instituto de pesquisa de fora vai vir para o estado e fazer as pesquisas para definir a candidatura. A pesquisa está encomendada e o questionário está fechado. A direção nacional deve dar o aval de hoje para amanhã [para iniciar a pesquisa]. Estamos encaminhando como foi decidido pela nacional”, argumentou Jackson Macedo.
Portanto, está completamente descartada a tese de que não haverá pesquisa, conforme reafirmaram os líderes estaduais e municipais do PT.
Comentário nosso
Correta a decisão do PT Nacional. O único caminho para o partido escolher um candidato competivo é fazer uma pesquisa geral. A consulta apenas aos filiados podia levar à escolher de um candidato preferido da militância, mas que não mobilizasse o eleitor que escolhe o candidato pela sua capacidade político e administrativa para escolher pela cor partidária. O próprio Lula só conseguiu se eleger três vezes, quando contou com boa parcela do eleitor não partidário. Cida poderia ser a melhor candidata para a militância, mas não empolgar o eleitorado independente. Luciano tem tudo para se tornar muito mais competitivo se conseguir unir a militância com os admiradores externos do candidato. Embora se saiba que parte da militância já está comprometida com Cícero Lucena, como leva a suspeitar manifestações de determinadas lideranças. A nosso ver, o eleitorado independente e consciente está em busca de um candidato que possa derrotar Cícero Lucena, e Luciano Cartaxo tem amplas condições de ser esse candidato, contando com apoio de importantes lideranças de esquerda como Ricardo Coutinho, sem dúvida um dos grandes quadros partidários, não só na capital como em todo o Estado. Se escapar ileso dos seus processos judiciais, Ricardo é fortíssimo candidato a governador em 2026. (LGLM)