Ministro Luiz Fux derruba pagamento retroativo de aposentadoria a ex-governadores da Paraíba

By | 05/06/2024 9:05 am

Em março, Fux tinha liberado o retorno das pensões e havia determinado o pagamento retroativo aos políticos.

(Felipe Vilar com o Blog Walisson Bezerra, no Patos Online, em 05/06/2024)
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

O ministro Luiz Fux, do Supremo Tribunal Federal (STF), derrubou a obrigatoriedade para que o Governo do Estado pague a pensão e aposentadoria retroativa aos ex-governadores Ricardo Coutinho (PT) e Roberto Paulino, atual secretário do governo João Azevêdo, e as viúvas de ex-gestores estaduais.

Com a decisão, o Poder Executivo Estadual fica obrigado a pagar os valores a partir de agora e não precisa depositar os recursos que tinham sido bloqueados por decisões judiciais anteriormente, como pediam os ex-mandatários.

Em março, Fux tinha liberado o retorno das pensões e havia determinado o pagamento retroativo aos políticos. Hoje, o ministro disse que pagar o retroativo é “incabível”, já que os provimentos tinham sido suspensos anteriormente por decisões judiciais, como argumentou a Procuradoria-Geral do Estado.

“O Estado reclamado promoveu a cessação dos pagamentos das pensões no estrito cumprimento de decisões judiciais anteriores. Com efeito, a cessação dos benefícios foi determinada por decisões judiciais que, interpretando o panorama normativo e jurisprudencial à época, entenderam pela extinção dos pagamentos, não cabendo, agora, impor ao Estado o pagamento retroativo destes mesmos valores”, disse Fux.

Comentário nosso

Em decisão do ano passado, o STF havia entendido que ex-governadores e ex-primeiras-damas da Paraíba, tinham direito a receber pensão do Estado. E o Ministro Luiz Fux, havia entendido que este pagamento deveria ser retroativo, ou seja que ex-governadores e ex-primeiras damas deveriam receber todos os atrasados. O Governo do Estado recorreu e agora o mesmo Luiz Fux voltou atrás e decidiu que o Estado só deveria pagar os valores devidos a partir da última decisão do STF, pois jurisprudência anterior havia decidido que os atrasados não eram mais devidos. Ex-governadores e ex-primeiras damas vão “lavar a égua”, mas só com os valores atuais. (LGLM)

Comentário

Comentário

Category: Blog

About Luiz Gonzaga Lima de Morais

Formado em Jornalismo pelo Universidade Católica de Pernambuco, em 1978, e em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco, em 1989. Faz radiojornalismo desde março de 1980, com um programa semanal na Rádio Espinharas FM 97.9 MHz (antiga AM 1400 KHz), na cidade de Patos (PB), a REVISTA DA SEMANA. Manteve, de 2015 a 2017, na TV Sol, canal fechado de televisão na cidade de Patos, que faz parte do conteúdo da televisão por assinatura da Sol TV, o SALA DE CONVERSA, um programa de entrevistas e debates. As entrevistas podem ser vistas no site www.revistadasemana.com, menu SALA DE CONVERSA. Bancário aposentado do Banco do Brasil e Auditor Fiscal do Trabalho aposentado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *