Prefeitura de Patos acusada de propaganda enganosa

By | 15/06/2024 6:29 am

Uma ouvinte nossa, telefonou-me esta semana,  para reclamar de uma informação que divulgamos alguns dias atrás sobre o fornecimento de medicação para quem quer deixar de fumar. Dizía a notícia que  divulgamos no blog, no dia 30/05/2024 e na Revista da Semana de 02/06/2024: “Medicamento para quem queira parar de fumar está disponível nas unidades de saúde do município”.

A notícia havia sido publicada pelo Portal Patoense, em 26/05/2024, e reproduzia a fala da coordenadora da atenção Básica, Nívea Mabel, de que o acesso à medicação acontecia nas Unidade Básicas de Saúde na cidade de Patos, no seguintes termos:

O usuário que tiver o desejo de deixar de fumar, pode procurar a unidade básica de saúde vinculada para a realização do tratamento. O tratamento ele é gratuito, o Ministério da Saúde passou um período sem fazer a dispensação da medicação mas já fez a liberação, então nós já recebemos os adesivos, é só procurar unidade básica de saúde, relatar o desejo de tratamento, os médicos têm um conhecimento do quadro clínico, porque varia de paciente para paciente de acordo números de cigarros que são consumidos diariamente, inicia o tratamento e já faz a dispensação do medicamento para o usuário para que ele possa já sair iniciando seu próprio tratamento

Só que a minha ouvinte, procurou o seu posto médico e faz quase um mês que espera pelo início do tratamento, que se dizia imediato, porque simplesmente o medicamento não está disponível para que ela comece a se tratar do vício do fumo. Um tio meu, que não tinha “papas na língua” diria que era melhor “criar vergonha”.  Eu diria que não lhe falta a vergonha o que falta é o medicamento para ajudá-la a “desmamar” da nicotina, que como qualquer droga é viciante.

Para a minha ouvinte a prefeitura fez apenas propaganda enganosa, em véspera de eleições. (LGLM)

Comentário

Category: Locais

About Luiz Gonzaga Lima de Morais

Formado em Jornalismo pelo Universidade Católica de Pernambuco, em 1978, e em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco, em 1989. Faz radiojornalismo desde março de 1980, com um programa semanal na Rádio Espinharas FM 97.9 MHz (antiga AM 1400 KHz), na cidade de Patos (PB), a REVISTA DA SEMANA. Manteve, de 2015 a 2017, na TV Sol, canal fechado de televisão na cidade de Patos, que faz parte do conteúdo da televisão por assinatura da Sol TV, o SALA DE CONVERSA, um programa de entrevistas e debates. As entrevistas podem ser vistas no site www.revistadasemana.com, menu SALA DE CONVERSA. Bancário aposentado do Banco do Brasil e Auditor Fiscal do Trabalho aposentado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *