Vereadores questionam critérios de premiação de cidades; líder do prefeito defende reconhecimento a Patos (confira comentário nosso)

By | 15/06/2024 10:04 am

O vereador Jamerson levantou sérias críticas, afirmando que Patos não merece tal reconhecimento, enquanto o Líder do Prefeito defendeu a premiação e a credibilidade do Tribunal de Contas do Estado (TCE).

(Girleide Vilar, no Patos Online, 15/06/2024)
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

Na última sessão da Câmara Municipal, alguns dos vereadores de oposição falaram sobre os critérios de premiação de cidades, em que o município foi contemplado recentemente em um evento na capital João Pessoa. O vereador Jamerson levantou sérias críticas, afirmando que Patos não merece tal reconhecimento, enquanto o Líder do Prefeito defendeu a premiação e a credibilidade do Tribunal de Contas do Estado (TCE).

Jamerson foi contundente em suas críticas. “Não se deve comemorar quando se tem contas aprovadas, porque quando tem reprovada aí deveria ser preocupante”, declarou. Segundo o vereador, a premiação ignora os problemas estruturais enfrentados por Patos. “Convido a população para andar por alguns bairros que estão esquecidos, a infraestrutura é precária e não condiz com uma cidade premiada”, destacou Jamerson, enfatizando que os critérios de premiação precisam ser revistos.

Por outro lado, o Líder do Prefeito, Sales Júnior, saiu em defesa da premiação e da seriedade do TCE. Ele ressaltou que o instituto é um órgão respeitado e que participou do evento de premiação de forma legítima. “Se o nome de Patos não estivesse mencionado, seria uma vergonha. Como foi bem pontuado e apontado como uma cidade que trabalha e está no caminho certo, isso incomoda algumas pessoas”, afirmou.

O debate trouxe à tona uma divisão na percepção da administração municipal e da real situação de Patos. Enquanto alguns veem a premiação como um reconhecimento justo dos esforços e progressos realizados, outros consideram que ainda há muito a ser feito antes que a cidade possa realmente ser celebrada.

Comentário nosso

Não entro no mérito da premiação de administrações públicas pois a maioria dos institutos cobram pela premiação. Com relação à utilização de aprovação de contas concordo plenamente com o vereador Jamerson Ferreira. Contas aprovadas apenas mostram a habilidade dos contadores e um fato matemático. Segundo as contas apresentadas, os dinheiro teria sido aplicado honestadamente. Mas isto não quer dizer que o dinheiro foi bem aplicado. O município tem que aplicar tanto por cento da sua receita na saúde e pode aplicá-lo integralmente, mas isto não impede que falte até soro nos postos médicos daquele município. Não impede que faltem médicos nos postos de saúde. Os médicos receberam o salário em dia, mas muito não cumpriram a jornada diária a que estão obrigados. E assim por diante. Aprovação de contas pode mostrar a honestidade do prefeito e dos secretários, mas não prova que eles foram bons administradores. Estamos cheios de prefeitos com contas aprovadas, em cidade mal administradas. As prestações de contas, os próprios TCEs sabem disso, são meras ficções. Afinal, por que todo prefeito faz tudo para formar maioria nas suas câmaras de vereadores? Para terem suas contas aprovadas, mesmo que os Tribunais de Contas as reprovem. O cidadão que não tenha sido transformado em mero “puxa-saco” sabe do que acontece em toda administração. Em tudo se faz de conta. Não se tem boa educação, não se tem boa saúde, não se tem boa assistência social e assim por diante. E Sales Júnior tem toda razão para defender a administração de Patos. A sua própria interinidade está sendo posta em dúvida. (LGLM)

Comentário

Category: Locais

About Luiz Gonzaga Lima de Morais

Formado em Jornalismo pelo Universidade Católica de Pernambuco, em 1978, e em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco, em 1989. Faz radiojornalismo desde março de 1980, com um programa semanal na Rádio Espinharas FM 97.9 MHz (antiga AM 1400 KHz), na cidade de Patos (PB), a REVISTA DA SEMANA. Manteve, de 2015 a 2017, na TV Sol, canal fechado de televisão na cidade de Patos, que faz parte do conteúdo da televisão por assinatura da Sol TV, o SALA DE CONVERSA, um programa de entrevistas e debates. As entrevistas podem ser vistas no site www.revistadasemana.com, menu SALA DE CONVERSA. Bancário aposentado do Banco do Brasil e Auditor Fiscal do Trabalho aposentado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *