(Vale News-PB, com do Texto: Poeta Hosmá Passos, em 19/06/2024)
Na noite do dia 17 de junho de 2024, o poeta Hosmá Passos e o pintor letrista Flávio Artes, ambos de Piancó, restauram o letreiro da quadra do poeta Bastos Andrade do Monumento aos Cassacos de Piancó, situado na Praça do Cassaco em Piancó.
O Monumento erguido com cerca de 2 metros de altura, foi de iniciativa do engenheiro Guilherme Dantas Vilar, funcionário da Sudene. Ele retrata a situação do nordestino em pleno momento de estiagem e as dificuldades do homem pobre do Sertão nordestino, representada por Antônio Pepino da Silva e seu filho Cícero Pepino dos Santos, escolhidos para perpetuar a imagem do povo trabalhador do Sertão Paraibano.
Antônio e Cícero nasceram em Catingueira e vieram para Piancó, em decorrência da seca que assolava a região. Foram instalados em frentes de emergência para a construção de entradas, principalmente da estrada Piancó/Santana dos Garrotes, financiada pela Sudene e executada pelo DER-PB.
Teve início em 1966 e foi inaugurada em 1967. O escultor do Monumento aos Cassacos é Armando Larsden Lacerda, de Recife. Inaugurada pelo governador João Agripino, na gestão do prefeito Gil Galdino, em 1967, a obra de arte que retrata o trabalho braçal de milhares de sertanejos, tem como elementos básicos, roupas velhas rasgadas, suor no rosto, chibanca, pá, dentre outros.
Comentario nosso
Parabéns, poeta. Este monumento me lembra sempre os bons tempos de minhas ligações com estas duas cidades. Piancó onde trabalhei no Banco do Brasil, de 1967 a 1970, dos amigos que fiz em Santana de 1967 a 1988. (LGLM)