UMA POR DIA… Prefeito não tem pai (confira comentário nosso)

By | 04/07/2024 6:12 pm

(Misael Nóbrega de Sousa, 04/07/2021)

 

O jornalista e escritor, Graciliano Ramos de Oliveira, autor de grandes obras da literatura brasileira, dentre elas: “Vidas Secas”, publicada em 1938, é natural de Quebrangulo, Alagoas.

O que pouca gente sabe é que ele fora prefeito de Palmeira dos Índios (AL), de 1928 até 1930, quando renunciou ao cargo.

Naquele tempo, as cidades interioranas já praticavam o clientelismo, cujas relações pessoais acontecem motivadas por troca de favores eleitorais.

Biógrafos do romancista contam que o prefeito enfrentou todo tipo de resistência para quebrar com essa prática … E que brigou até com o pai, após mandar um fiscal multá-lo por descumprir a ordem de não deixar animais soltos nas ruas.

“Quando o pai magoado, reclamou, Graciliano teria respondido: – ‘Prefeito não tem pai. Eu posso pagar sua multa. Mas terei de prender seus animais toda vez que o senhor os deixar na rua’.”

O velho Sebastião Ramos, era dono da maior pocilga da cidade com a qual ajudara a pagar os estudos do filho.

Pois bem, quase 100 anos depois, os “porcos de ‘seu’ Sebastião”, chegaram à cidade de Patos, Paraíba, cujo passeio foi registrado em pleno domingo por um internauta que achou a cena “inusitada”.

O que pensar? Como o coronelismo ainda é um traço marcante em muitos locais do Nordeste: ou os políticos não quiseram seguir o exemplo de Graciliano Ramos ou ainda não sabemos votar.

Eximo, apenas, os porcos…

Comentário nosso

Que o ilustre colega me desculpe a  discordância. Temos traços de coronelismo, mas com um caráter novo, chamado “puxa-saquismo”. O coronel se impunha, mandava, o ‘puxa-saco”, se oferece, se rebaixa. Abre a pernas, numa linguagem mais chula. (LGLM)

 

Comentário

Comentário

Category: Blog Opinião Uma por dia...

About Luiz Gonzaga Lima de Morais

Formado em Jornalismo pelo Universidade Católica de Pernambuco, em 1978, e em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco, em 1989. Faz radiojornalismo desde março de 1980, com um programa semanal na Rádio Espinharas FM 97.9 MHz (antiga AM 1400 KHz), na cidade de Patos (PB), a REVISTA DA SEMANA. Manteve, de 2015 a 2017, na TV Sol, canal fechado de televisão na cidade de Patos, que faz parte do conteúdo da televisão por assinatura da Sol TV, o SALA DE CONVERSA, um programa de entrevistas e debates. As entrevistas podem ser vistas no site www.revistadasemana.com, menu SALA DE CONVERSA. Bancário aposentado do Banco do Brasil e Auditor Fiscal do Trabalho aposentado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *