Diocese de Patos celebra 65 anos de instalação canônica

By | 13/07/2024 8:34 am

Ao longo desses 65 anos de caminhada, sob a proteção de Deus e de Nossa Senhora da Guia, padroeira diocesana, a Diocese de Patos segue evangelizando e sendo Igreja missionária em saída

(Felipe Vilar com Zé Filho do Departamento Diocesano de Comunicação, em 12/07/2024)
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Nesta sexta-feira (12), a Diocese de Patos comemora 65 anos desde que foi fundada na região do Sertão paraibano. Criada em 27 de janeiro de 1959 mediante o decreto “Quandoquidem Deus” pelo Papa João XXIII, a nova diocese só viria a ser instalada em 12 de julho do mesmo ano, culminando com a posse do primeiro bispo diocesano, Dom Expedito Eduardo de Oliveira durante celebração presidida pelo S.E.R. núncio apostólico, Dom Armando Lombardi e com a presença de inúmeros Bispos, sacerdotes e fiéis em geral.

A Diocese de Patos evoluiu e se concretizou como uma das dioceses mais sólidas do Brasil. Para isso, ao longo da história, foram necessários os esforços de muitos leigos, padres e lideranças pastorais e eclesiais conduzidas por quatro bispos. Além de Dom Expedito que governou a diocese de 1959 a 1983, Dom Gerardo Andrade governou de 1983 a 2001, Dom Manoel dos Reis governou de 2001 a 2011 e, por fim, Dom Eraldo Bispo governa a Diocese de Patos desde 2013. Atualmente, a Diocese se constitui de 39 Paróquias em sete foranias: Espinharas, Sabugi, Piancó, Teixeira, Princesa, Cariri e Malta.

Em 2009, ano do Jubileu de Ouro pelos 50 anos da Diocese de Patos, Dom Manoel, que atualmente reside em João Pessoa e é bispo emérito de Petrolina, PE, coordenou a grande celebração jubilar que contou com a presença do S.E.R. Sr. Núncio Apostólico, Dom Lorenzo Baldisseri.

Ao longo desses 65 anos de caminhada, sob a proteção de Deus e de Nossa Senhora da Guia, padroeira diocesana, a Diocese de Patos segue evangelizando e sendo Igreja missionária em saída. Neste ano de 2024, especialmente, celebrando 30 anos da realização da Festa diocesana de Pentecostes e o Ano Diocesano da Juventude. Também, em unidade com a Igreja universal, a Diocese caminha rumo ao Jubileu 2025, vivendo o ano santo da oração.

Foto: divulgação

Comentário

Category: Locais

About Luiz Gonzaga Lima de Morais

Formado em Jornalismo pelo Universidade Católica de Pernambuco, em 1978, e em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco, em 1989. Faz radiojornalismo desde março de 1980, com um programa semanal na Rádio Espinharas FM 97.9 MHz (antiga AM 1400 KHz), na cidade de Patos (PB), a REVISTA DA SEMANA. Manteve, de 2015 a 2017, na TV Sol, canal fechado de televisão na cidade de Patos, que faz parte do conteúdo da televisão por assinatura da Sol TV, o SALA DE CONVERSA, um programa de entrevistas e debates. As entrevistas podem ser vistas no site www.revistadasemana.com, menu SALA DE CONVERSA. Bancário aposentado do Banco do Brasil e Auditor Fiscal do Trabalho aposentado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *