A POLÍTICA BRASILEIRA É DOS INTERESSES E NÃO DAS VIRTUDES

By | 16/07/2024 4:43 pm

(Misael Nóbrega de Sousa, jornalista, professor, poeta e futuro vereador)

Discursos prontos fazem parte do repertório do politico atrasado. É muito comum ouvirmos expressões clichês que se encaixam, perfeitamente, em falas demagógicas.

Utilizando-se do estereótipo de o “Salvador da Pátria”, cita as necessidades primárias e/ou individuais daquele povo. Porém, o que eles querem mesmo é ludibriar a massa, visto que as promessas de campanha dificilmente serão cumpridas.

“Para satisfazer a plebe dispõe de meios para mantê-la empregada nas suas atividades ordinárias, sem muito ônus para os cofres públicos”.

É sabido que a alienação fragiliza as pessoas causando não só um separatismo ideológico, mas também idiotizando os indivíduos que deixam de pensar por si e passam a reproduzir tolices, diminuindo a percepção da realidade.

A “nova politica”, mesmo que incentivada por segmentos moderadores, caminha a passos lentos. O que deve ser mais bem resolvida é a nossa condição de ‘sujeito’. Identidade, sim; mas, reagente. Não deixar que o estado de “dominação” e “intimidação” influenciem na escolha do melhor candidato.

Antes de eleitores conscientes, pois é difícil combater o Status Quo apenas com informações, devemos ser independentes – Pois não creio que nossos “líderes” políticos estejam interessados em ver insurgir cidadãos que ameacem as suas estratégias de poder.

“A primeira coisa que faz é enfraquecer os partidos, seduzindo todos os seus seguidores com a concessão de amplos honorários”.

Eu penso que só a virtude pode combater a corrupção que é praticada pelos maus políticos com a anuência de uma sociedade que, mesmo mista, prefere odiar a se organizar.

Se não há um modelo de Estado perfeito, não podemos parar de lutar contra a sua degenerescência.

 

Comentário

Comentário

Category: Opinião

About Luiz Gonzaga Lima de Morais

Formado em Jornalismo pelo Universidade Católica de Pernambuco, em 1978, e em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco, em 1989. Faz radiojornalismo desde março de 1980, com um programa semanal na Rádio Espinharas FM 97.9 MHz (antiga AM 1400 KHz), na cidade de Patos (PB), a REVISTA DA SEMANA. Manteve, de 2015 a 2017, na TV Sol, canal fechado de televisão na cidade de Patos, que faz parte do conteúdo da televisão por assinatura da Sol TV, o SALA DE CONVERSA, um programa de entrevistas e debates. As entrevistas podem ser vistas no site www.revistadasemana.com, menu SALA DE CONVERSA. Bancário aposentado do Banco do Brasil e Auditor Fiscal do Trabalho aposentado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *