Falta de respeito com os idosos e as pessoas com deficiência (Ouça o áudio do texto)

By | 23/07/2024 8:00 am

(Luiz Gonzaga Lima de Morais, jornalista e advogado, publicado no Notícias da Manhã, da Espinharas FM, em 23/07/2024)

Dois fatos que tenho observado nos últimos tempos e que me têm revoltado em Patos. É a falta de respeito com idosos e com pessoas com deficiência. Ambas agravadas pela conivência do poder público.

Ambas prejudicam a mobilidade das pessoas, principalmente as idosas e as pessoas com qualquer tipo de deficiência.

A mais grave delas, se torna pior, pelo fato de ser permanente e de correção mais complicada. Esta falta de respeito pode ser observada em qualquer rua onde há desniveis no terreno, caso por exemplo, da rua Pedro Segundo entre as ruas Padre Anchieta e a Augusto do Anjos. Como há uma diferença de nível, as calçadas das casas são construídas com grande diferença, tornando dificil caminhar por elas, principamente para os idosos, cegos e pessoas com deficiências nos membros inferiores.

Além do problema do desnível das calçadas em si, vem o caso das rampas construídas para o acesso de veículos, que são feitas sem nenhum respeito pelos que têm dificuldades de se mover.

E o pior de tudo é que estas construções, que são vistas em toda parte, são feitas com a conivência da administração municipal, que não impedem a construção irregular, nem fazem nada para corrigir. O Código de Construções deve prever isto e deve ser objeto de fiscalização e de correção. A calçada é pública e a prefeitura deveria cobrar dos que a constuiram que o façam dentro da lei.

O outro problema, para o qual o Notícias da Manhã andou chamando a atenção a semana passada, foi a utilização das calçadas para estacionamento de veículos, obrigando os traseuntes de modo geral a transitaram pelo meio da rua, com risco de atropelamento, não só para idosos e deficientes, como para pessoas de qualquer idade e condição.

É grande o número de lojas revendedoras de veículos que estacionam nas calçadas os automóveis de que dispõem para a venda, sem nenhum respeito para com os transeutes e sem nenhuma providência das autoridades.

Aí, como no caso anterior, a falta de respeito é dupla. Do morador que constrói a calçada do jeito que bem quer ou do comerciante que pensa que é dono da calçada e a utiliza como lhe convém, mas principalmente do poder público que nada faz, para impedir ou corrigir. Ambos estão faltando o respeito para com você que paga imposto e que tem o direito constitucional de ir e vir em segurança.

Até quando vamos suportar esta falta de respeito do particular e da administração municipal? E onde estão o Ministério Público e a Justiça que permitem que abusos deste tipo continuem a ser cometidos, sem tomarem nenhuma providência?

Ouça o áudio do texto:

Comentário

Category: Opinião

About Luiz Gonzaga Lima de Morais

Formado em Jornalismo pelo Universidade Católica de Pernambuco, em 1978, e em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco, em 1989. Faz radiojornalismo desde março de 1980, com um programa semanal na Rádio Espinharas FM 97.9 MHz (antiga AM 1400 KHz), na cidade de Patos (PB), a REVISTA DA SEMANA. Manteve, de 2015 a 2017, na TV Sol, canal fechado de televisão na cidade de Patos, que faz parte do conteúdo da televisão por assinatura da Sol TV, o SALA DE CONVERSA, um programa de entrevistas e debates. As entrevistas podem ser vistas no site www.revistadasemana.com, menu SALA DE CONVERSA. Bancário aposentado do Banco do Brasil e Auditor Fiscal do Trabalho aposentado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *