Você sabe a importância de fomentar a economia local? (ouça áudio do texto)

By | 30/07/2024 8:00 am

(Luiz Gonzaga Lima de Morais, jornalista e advogado, publicado no Notícias da Manhã, da Espinharas FM, em 30/07/2024)

O comércio e a indústria de Patos são pilares essenciais para o desenvolvimento da nossa cidade. No entanto, quando comparamos com Sousa, que possui 2.383 empresas industriais, ficamos atrás com apenas 2.238. Isso é um indicativo de que precisamos de políticas públicas mais eficazes para incentivar esses setores e, assim, fortalecer nossa economia local.

Investir no comércio e na indústria é investir no futuro da nossa cidade, gerando empregos, renda e oportunidades. Precisamos de ações concretas que promovam o crescimento sustentável e deem suporte aos empreendedores locais. Juntos, podemos transformar Patos em um polo industrial e comercial ainda mais forte.

A cidade de Patos está promovendo o incentivo necessário para esse desenvolvimento? É hora de refletir e agir!”

O Jornalista Misael Nóbrega chamou acima a atenção para um aspecto da economia sousense que sempre me atraiu durante a fiscalização do trabalho  . A exuberância de sua indústria e do seu comércio. Vale ressaltar que Sousa tem atualmente em torno de setenta mil habitantes, enquanto Patos já ultrapassou os cem mil.

Sousa detem a maior indústria do sertão paraibano e o comércio mais ativo. Nesta área tem umas dez grandes empresas distribuidoras de alimentos. Não se pode esquecer também que a atividade agropecuária de Sousa sempre foi mais pujante do que a nossa e as familias de grandes fazendeiros que faziam a sua pujança são dominantes hoje em sua economia como um todo, na agropecuária, na indústria e no comércio.

Patos tem também menos empreendedores do que Sousa, cabendo portanto a nossa administração criar condições para atrair empresas de todos os ramos de atividade, para aproveitar aquilo que Patos tem de vantagem sobre a chamada cidade Sorriso. A nossa situação geográfica. A região polarizada por Patos é muito mais pujante do que a de Sousa. Com exceção de Catolé do Rocha e de São Bento, que sofrem influência tanto de Patos como de Sousa, não há em torno de Sousa nenhuma cidade do porte de Piancó, Itaporanga, Conceição, Teixeira, Santa Luzia, São Mamede e Princesa Isabel.

Esta situação geográfica tem atraído para Patos o interesse de empresas como Shopping Patos, Mateus, Queiroz, Atacadão e a Nordil. O que a administração municipal tem que fazer, e para isso precisamos de um prefeito eficiente, é atrair o maior número possível de empresas de fora para Patos, além de oferecer as mesmas vantagens aos empreendedores locais que queiram ampliar os seus negócios.

Não podemos esquecer o que aconteceu com o Grupo do Armazém Paraíba quando quis construir o Shopping Patos. Ao invés de facilitarem tudo para a empresa aqui se estabelecer, a administração da época, fez exigências, até de favores pessoais, para liberar a documentação, obrigando a empresa, conforme se comentou na época, a recorrer à Justiça para conseguir o alvará de construção, esquecendo as centenas de empregos que o shopping  proporcionaria  a Patos e os  milhões que têm girado nas empresas que ali se estabeleceram.

Precisamos de um prefeito com visão para desenvolver ainda mais a nossa cidade e de vereadores que cumpram a sua função de cobrar decisões administrativas que resolvam os problemas da cidade e fiscalizar a execução das soluções necessárias para resolvê-los. Precisamos de um prefeito que ame a cidade e não esteja procurando um meio de vida. E de vereadores que queiram trabalhar por Patos e não apenas resolver os seus próprios problemas.

Ouça áudio do texto:

Comentário

Category: Opinião

About Luiz Gonzaga Lima de Morais

Formado em Jornalismo pelo Universidade Católica de Pernambuco, em 1978, e em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco, em 1989. Faz radiojornalismo desde março de 1980, com um programa semanal na Rádio Espinharas FM 97.9 MHz (antiga AM 1400 KHz), na cidade de Patos (PB), a REVISTA DA SEMANA. Manteve, de 2015 a 2017, na TV Sol, canal fechado de televisão na cidade de Patos, que faz parte do conteúdo da televisão por assinatura da Sol TV, o SALA DE CONVERSA, um programa de entrevistas e debates. As entrevistas podem ser vistas no site www.revistadasemana.com, menu SALA DE CONVERSA. Bancário aposentado do Banco do Brasil e Auditor Fiscal do Trabalho aposentado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *