Jornalista Jozivan Antero se manifesta sobre a questão da Venezuela (confira comentário nosso)

By | 01/08/2024 12:00 pm

 

Jozivan Antero: Sobre a Venezuela e a América Latina

 

O presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), com o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, em maio deste ano em cerimônia no Palácio do Planalto em Brasília.
Nós estamos vivendo um momento muito complicado na América Latina e isso já foi retratado por Eduardo Galeano (As Veias Abertas da América Latina). Há anos o nosso continente vem sendo explorado pela burguesia internacional e com a convivência local dos governantes.
A partir da eleição de Hugo Chávez, a Venezuela passou a ter mais zelo pelas suas riquezas e dividir um pouco com o povo, mas isso despertou a ira da grande burguesia nacional e internacional que não aceitava as novas medidas, principalmente com o petróleo que sempre foi vendido a preço de banana e não retornava os recursos para a nação.
Mesmo sem fazer uma revolução marxista-leninista, pois Hugo se apoiava nas ideias do alemão Heinx Dietrich, que diz que o capitalismo e as ações sociais podem conviver juntas, o presidente promoveu grandes avanços sociais e desagradou os poderosos ao ponto de tentarem um golpe que fracassou diante da resistência do povo. Com a morte de Chávez, surge Nicolás Maduro, porém, com muitas limitações, sanções internacionais e pressão interna da grande burguesia nacional.
O que se percebe na América Latina é o avanço da extrema direita e seu modo de não aceitar resultado das eleições quando não se beneficia dela. Basta ver a tentativa de golpe no Brasil após a posse de Lula.
As massas se deixam manipular devido a falta de organização de partidos mais ousados, que abracem a ciência social e vejam a própria história mundial. Alguns do próprio povo se deixam levar pelos opressores e acabam ajudando o opressor.
Que a Venezuela encontre o seu caminho e que o povo possa se organizar, estudar e não se basear apenas na grande mídia que tem um lado bastante definido.

Comentário nosso

Concordamos em praticamente tudo o que disse o colega Jozivan Antero. sobre o problema suscitado pelas eleições da Venezuela. Os “porra-loucas” do PT, que não todos como temos visto se puseram ao lado dos ditadores, com o que nãio corcordam os verdadeiros esquerdistas, onde quer que estejam inscritos aqui no Brasil (PT, PSOL, UP, Rede e outras legendas) e pelo mundo afora. O ditador Maduro não é nem nunca foi de esquerda, e sua pretensa eleição foi antecedida de todas sorte de safadezas, aconteceu no meu de toda sorte de maracuais e ele insiste em se dizer eleito, numa eleição cuja honestidade nenhum país sério acredita. Só os “porra-louca” infiltrados no PT e gente da laia deles. E Lula está de conluio com eles.  (LGLM)

Comentário

Category: Locais

About Luiz Gonzaga Lima de Morais

Formado em Jornalismo pelo Universidade Católica de Pernambuco, em 1978, e em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco, em 1989. Faz radiojornalismo desde março de 1980, com um programa semanal na Rádio Espinharas FM 97.9 MHz (antiga AM 1400 KHz), na cidade de Patos (PB), a REVISTA DA SEMANA. Manteve, de 2015 a 2017, na TV Sol, canal fechado de televisão na cidade de Patos, que faz parte do conteúdo da televisão por assinatura da Sol TV, o SALA DE CONVERSA, um programa de entrevistas e debates. As entrevistas podem ser vistas no site www.revistadasemana.com, menu SALA DE CONVERSA. Bancário aposentado do Banco do Brasil e Auditor Fiscal do Trabalho aposentado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *