Jozivan Antero: Sobre a Venezuela e a América Latina
Nós estamos vivendo um momento muito complicado na América Latina e isso já foi retratado por Eduardo Galeano (As Veias Abertas da América Latina). Há anos o nosso continente vem sendo explorado pela burguesia internacional e com a convivência local dos governantes.
A partir da eleição de Hugo Chávez, a Venezuela passou a ter mais zelo pelas suas riquezas e dividir um pouco com o povo, mas isso despertou a ira da grande burguesia nacional e internacional que não aceitava as novas medidas, principalmente com o petróleo que sempre foi vendido a preço de banana e não retornava os recursos para a nação.
Mesmo sem fazer uma revolução marxista-leninista, pois Hugo se apoiava nas ideias do alemão Heinx Dietrich, que diz que o capitalismo e as ações sociais podem conviver juntas, o presidente promoveu grandes avanços sociais e desagradou os poderosos ao ponto de tentarem um golpe que fracassou diante da resistência do povo. Com a morte de Chávez, surge Nicolás Maduro, porém, com muitas limitações, sanções internacionais e pressão interna da grande burguesia nacional.
O que se percebe na América Latina é o avanço da extrema direita e seu modo de não aceitar resultado das eleições quando não se beneficia dela. Basta ver a tentativa de golpe no Brasil após a posse de Lula.
As massas se deixam manipular devido a falta de organização de partidos mais ousados, que abracem a ciência social e vejam a própria história mundial. Alguns do próprio povo se deixam levar pelos opressores e acabam ajudando o opressor.
Que a Venezuela encontre o seu caminho e que o povo possa se organizar, estudar e não se basear apenas na grande mídia que tem um lado bastante definido.
Comentário nosso
Concordamos em praticamente tudo o que disse o colega Jozivan Antero. sobre o problema suscitado pelas eleições da Venezuela. Os “porra-loucas” do PT, que não todos como temos visto se puseram ao lado dos ditadores, com o que nãio corcordam os verdadeiros esquerdistas, onde quer que estejam inscritos aqui no Brasil (PT, PSOL, UP, Rede e outras legendas) e pelo mundo afora. O ditador Maduro não é nem nunca foi de esquerda, e sua pretensa eleição foi antecedida de todas sorte de safadezas, aconteceu no meu de toda sorte de maracuais e ele insiste em se dizer eleito, numa eleição cuja honestidade nenhum país sério acredita. Só os “porra-louca” infiltrados no PT e gente da laia deles. E Lula está de conluio com eles. (LGLM)