Rádio Espinharas de Patos celebra 74 anos de história sendo referência no Sertão Paraibano (confira comentário nosso)

By | 02/08/2024 7:23 am

Fundada como uma emissora AM, a Rádio Espinharas migrou para FM em 17 de fevereiro de 2019, operando na frequência 97.9.

(Felipe Vilar, no Patos Online, em 01/08/2024)
Foto: Reprodução/Polêmica Patos
Foto: Reprodução/Polêmica Patos

Neste 1º de agosto, a Rádio Espinharas de Patos comemora seus 74 anos de história. Reconhecida como uma das emissoras mais ouvidas no Sertão paraibano, a rádio também é uma referência em todo o estado, destacando-se por sua programação diversificada e de qualidade.

Fundada como uma emissora AM, a Rádio Espinharas migrou para FM em 17 de fevereiro de 2019, operando na frequência 97.9. A emissora pertence à Fundação Cultural Nossa Senhora da Guia e é presidida pelo bispo Dom Eraldo Bispo da Silva. A direção está sob os cuidados dos padres Fabrício Dias Timóteo, Jair Tomasella e Pedro Custódio, enquanto Alais Cavalcanti atua como gerente.

Uma reportagem especial do Patos Online, em 2019, destacou o momento marcante da migração para FM, evidenciando a modernização da emissora e seu compromisso com a qualidade do som e alcance. Em suas instalações, a rádio mantém um museu que abriga equipamentos históricos, como discos, CDs, mesas de som e outros itens que contam a evolução do rádio.

Desde sua aquisição em 1962 pelo Movimento de Educação de Bases, ligado à Igreja Católica, a Rádio Espinharas tem se dedicado a uma programação independente que visa conscientizar os cristãos da região não apenas sobre seus deveres religiosos, mas também sobre seus deveres como cidadãos.

A grade de programação inclui músicas, programas religiosos e um jornalismo sério e confiável. Um dos destaques é o programa Espinharas Notícias, transmitido de segunda a sexta, ao meio-dia. Comandado por Marcos Oliveira, Wânia Nóbrega, Higo de Figueirêdo e Beto Campos, o jornal é um dos pilares da emissora.

A Rádio Espinharas celebra seu aniversário com orgulho de sua trajetória de 74 anos de informação, entretenimento, cultura e fé, continuando a ser uma presença constante na vida dos sertanejos. Parabéns à Rádio Espinharas por mais um ano de sucesso e compromisso com a comunidade!

Comentário nosso

Temos a grande honra de fazer parte desta história. Inicialmente, de 1965 a 1967 com funcionário, de 1967 a 1980, como colaborador, e desde então, nos últimos quarenta e quatro anos como parceiro, como editor e apresentador do programa REVISTA DA SEMANA. Desta forma participei de praticamente todo o período da emissora sob controle da Diocese de Patos, que a adquiriu em 1963, inicialmente em nome de Dom Expedito Eduardo de Oliveira, Monsenhor Manoel Vieira e Padre Milton Arruda de Alencar. O gerente era Vicente Durval Fernandes. Em 1982 a emissora passou a pertencer à Fundação Cultural Nossa Senhora da Guia, veinculada à Diocese de Patos, e nós tivemos a honra de participar da reunião que criou a Fundação, tendo transcrito a ata de criação da Fundação, sob a orientação do então Padre Pedro Monsueto de Lavor que era dirigente da Fundação mantenedora da Rádio Rural de Petrolina. Ata foi assinada por todos aqueles que eram proprietários dela na época, transferindo a sua propriedade para a Fundação. (LGLM)

Comentário

Category: Locais

About Luiz Gonzaga Lima de Morais

Formado em Jornalismo pelo Universidade Católica de Pernambuco, em 1978, e em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco, em 1989. Faz radiojornalismo desde março de 1980, com um programa semanal na Rádio Espinharas FM 97.9 MHz (antiga AM 1400 KHz), na cidade de Patos (PB), a REVISTA DA SEMANA. Manteve, de 2015 a 2017, na TV Sol, canal fechado de televisão na cidade de Patos, que faz parte do conteúdo da televisão por assinatura da Sol TV, o SALA DE CONVERSA, um programa de entrevistas e debates. As entrevistas podem ser vistas no site www.revistadasemana.com, menu SALA DE CONVERSA. Bancário aposentado do Banco do Brasil e Auditor Fiscal do Trabalho aposentado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *